Governador do Amazonas vai falar com Lula sobre Zona Franca, questões ambientais e de fronteira

O governador do Amazonas, Wilson Lima (à esquerda) e o presidente Lula. (Arte: Mateus Moura/Agência Amazônia)

04 de janeiro de 2023

12:01

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – Ainda sem agenda marcada com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou à AGÊNCIA AMAZÔNIA que pretende encontrar com o presidente da República para debater sobre “questões sensíveis” ao Amazonas, como a Zona Franca de Manaus, questões ambientais e de fronteira.

O chefe do Executivo estadual está em Brasília (DF) nesta quarta-feira, 4, onde deve se reunir com ministros.

Nós temos questões sensíveis aqui, a Zona Franca de Manaus, questões ambientais e também questões de fronteira“, disse ele à reportagem.

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Divulgação)

Leia também: ‘Parte dos recursos deveria ir para Ibama e Polícia Federal’, defendem ambientalistas sobre Fundo Amazônia

Na capital federal, Lima estará na posse do novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Helder Barbalho, e ainda quer se encontrar com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), e do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), para debater a ampliação da televisão pública do Amazonas, a TV Encontro das Águas, e a abertura do Estado para receber mais voos internacionais.

“A gente deve conversar com o ministro das Comunicações a questão da ampliação da nossa televisão pública, a nossa televisão e também rádio Encontro das Águas, que é importante para a Seduc, a Sepror e outros serviços do Estado“, disse Lima. “No Ministério do Turismo, tem algumas pautas que são importantes, como os voos internacionais que a gente está trazendo para cá, para que a gente transforme o Estado do Amazonas num ‘hub‘”, explicou.

Na aviação civil, hub é o termo utilizado para designar aeroportos que servem como centro de distribuição de voos e de passageiros, concentrando grande número de conexões.

Veja fotos do Lula em Manaus:

Aproximação

Na última eleição, Wilson Lima apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não conseguiu se reeleger. O governador do Estado afirmou no domingo, 1º de janeiro, durante cerimônia de posse no Teatro Amazonas, que aposta no diálogo para aproximação com o novo governo federal e que não terá dificuldades para se alinhar com o governo petista.

Ainda não conversei com o presidente eleito, mas o Amazonas não pode ficar sem conversar com o governo federal. O momento para isso vai acontecer e será de conhecimento da imprensa”, afirmou.