Governador do PA diz que serviço de energia é ‘ruim, caro e inseguro’

Helder usou as redes sociais para criticar fornecimento de energia elétrica no Pará (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

15 de agosto de 2023

21:08

Daleth Oliveira – Da Agência Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – O apagão nacional que atingiu 25 estados brasileiros e o Distrito Federal nesta terça-feira, 15, gerou preocupações sobre a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica no Pará. Nas redes sociais, o governador Helder Barbalho (MDB) caracterizou o serviço de energia elétrica no Estado como ruimcaro e inseguro.

Serviço ruim, caro e inseguro. Uma coisa que precisa mudar muito é o fornecimento de energia em nosso Estado. Não é nossa atribuição direta, mas estamos na luta por um serviço melhor, com preço mais justo”, publicou o chefe do Executivo em seu perfil pessoal no twitter.

Pará é o segundo maior produtor de energia do País (Marco Santos/Agência Pará)
Apagão afetou 143 municípios

No Pará, o apagão que deixou cerca de 2,8 milhões de clientes sem energia elétrica, informou a concessionária Equatorial Energia, que 143 municípios paraenses ficaram com falta de luz. O inicio do blackout foi às 8h31, e por volta das 10h30, algumas áreas começaram a ter o fornecimento restabelecido.

Em comunicado, a concessionária de energia elétrica afirmou que às 14h23 “o fornecimento de energia estava normalizado para todos os clientes em todo o estado”.

As equipes técnicas da distribuidora trabalharam, sem medir esforços, após uma interrupção geral em diversas regiões do Brasil, confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que afetou 98% dos municípios paraenses. A Equatorial Pará gerenciou as tratativas com o ONS, que coordena a recomposição do sistema de forma segura em todo o Brasil“, informou a empresa.

Impactos da falta de luz

Na Região Metropolitana de Belém, a falta de energia causou problemas para motoristas que tentavam abastecer seus veículos, visto que as bombas dos postos de gasolina não funcionavam. Além disso, houve registro de falta de água e alguns estabelecimentos comerciais tiveram que fechar as portas mais cedo, como o mercadinho do bairro Novo em Marituba.

Deu pra segurar até umas 12h, mas depois disso, o calor aqui dentro ficou insuportável. A outra parte ruim foi que os refrigerantes ficaram quentes e ninguém mais quis comprar. É um produto que tem bastante saída em feriados, mas hoje, não deu“, conta seu Nelson Lima, proprietário do empreendimento.

A falta de luz não teve impacto nas escolas ou no funcionamento de serviços públicos, pois nesta terça-feira é feriado no Pará, celebrando a Adesão do Pará à Independência do Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) também garantiu que o atendimento nos hospitais não foi prejudicado.