Governo adia arraial em RR pela segunda vez após irregularidades

Imagem mostra comemoração durante o arraial do São João do Anauá em Roraima (Divulgação)

28 de junho de 2024

21:06

Ana Pastana – Da Cenarium

BOA VISTA (AM) – O Governo de Roraima adiou pela segunda vez o tradicional “São João do Anauá” após irregularidades em contratações de shows. Inicialmente foi divulgado que o evento aconteceria entre os dias 24 e 29 de junho. Após o primeiro cancelamento, o governo divulgou uma nova data, que foi novamente descumprida.

A decisão desagradou grupos de quadrilheiros no Estado, que alegaram não terem sido consultados sobre a nova data e que a mudança prejudicou a participação de dois grupos que estarão fora de Roraima na nova data marcada: de 22 a 27 julho. Os grupos estarão em viagem, onde irão se apresentar no Distrito Federal e em Sergipe durante festivais nacionais.

Em nota divulgada à imprensa, os quadrilheiros repudiaram o que classificaram como falta de responsabilidade da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Os quadrilheiros de Roraima repudiam a falta de responsabilidade por parte da Secult [Secretaria Estadual de Cultura] e do Governo de Roraima por mudarem a data do Arraial do Anauá para os dias 22 a 27 de julho. Lamentamos ainda a decisão ser tomada sem antes conversarem com os representantes das federações que representam as 28 quadrilhas que participam do evento”, diz trecho da nota

A segunda mudança do cronograma da festa que, inicialmente seria realizada ao final de junho, ocorre em meio a irregularidades nas contratações de shows dos artistas nacionais. Isso porque a Controladoria Geral do Estado de Roraima (Coger) emitiu um relatório sobre a contratação da cantora Manu Bahtidão, por R$ 650 mil, para se apresentar na festa.

No documento, o órgão mencionou que o valor pago foi considerado “excessivamente alto” em comparação com os valores praticados no mercado. A Controladoria baseou-se no demonstrativo apresentado pelo próprio Governo, que incluiu uma comparação com contratações realizadas por municípios de outros estados, em valores pela metade do que irá pagar em Roraima.

Na nota de alteração da data do evento, o Governo de Roraima explicou que a mudança ocorria para atender as demandas do setor comercial e prestadores de serviços locais e, também, para impulsionar ainda mais a economia da região.

O Governo de Roraima reforça o compromisso com a valorização da cultura local e com o desenvolvimento da economia do Estado. A nova data do evento foi definida após análise em conjunto com parceiros envolvidos no Arraial de forma a proporcionar a melhor experiência possível para o público, artistas e comerciantes locais”, afirmou.

Leia mais: Projeto aprovado em Roraima destina R$ 500 para 100 mil autônomos afetados pela pandemia
Editado por Jadson Lima