Governo do AM paga novas indenizações para famílias em vulnerabilidade

Governador do Amazonas, Wilson Lima liberou nesta segunda-feira, 27, novos pagamentos de indenizações do Prosamin+ (Divulgação)

27 de fevereiro de 2023

14:02

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), liberou nesta segunda-feira, 27, novos pagamentos de indenizações do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) em forma de bônus moradia, indenização, auxílio-moradia e fundo de comércio para mais de 90 famílias das comunidades Sharp, na zona Leste da capital amazonense, e Manaus 2000, zona Sul, que serão reassentadas pelo programa.

O Prosamin+ é um programa de saneamento, que envolve um conjunto de intervenções nas áreas ambiental, social e de infraestrutura. Esses lugares são localizados no entorno de igarapés, sem saneamento, e que, no período de cheias, sofrem com alagação, colocando em risco as casas construídas nas proximidades.

Leia também: Norte: apenas 9,6% dos trabalhadores de transporte por aplicativo contribuem para o INSS

O governador Wilson Lima afirmou que o programa dá uma nova perspectiva de vida às famílias, e prometeu retirá-las das comunidades até junho.

A partir de hoje passam a ter uma nova moradia, uma nova perspectiva de vida. É uma mudança de vida, é vida nova”, disse Wilson Lima. “Até o final de junho, nenhuma família estará morando nas condições em que está o pessoal da Comunidade da Sharp. Até junho vamos indenizar todo mundo e vamos dar uma solução para aquelas pessoas que estão ali“, afirmou ele.

Levantamento técnico na Comunidade da Sharp, em Manaus. (Tiago Corrêa/ UGPE)

Dignidade

Uma das beneficiadas é a auxiliar de cozinha Aldair Gomes. Ela e os dez filhos receberam indenização para conquistarem uma moradia mais digna, fora da Comunidade da Sharp. “Moro há uns 15 anos na Comunidade da Sharp, na esperança de um dia chegar [o programa] e chegou o dia que a gente estava esperando”, contou.

Aldair lembrou que o principal problema da antiga moradia era a vulnerabilidade do imóvel quando chovia. “Era muito triste. Quando a gente estava em casa e chovia, era muito ruim. Alagava tudo, molhava nossas coisas, a gente perdia as coisas também. Mas a gente tinha esperança que um dia ia chegar, dia de receber a nossa casa. Agora vamos ter uma moradia mais digna”, afirmou.

Leia também: Novo presidente do Ibama trabalha para aplicar política de ‘Desmatamento Zero’ na Amazônia
Aldair Gomes (à esquerda) e a filha, Alcione Gomes. (Marcela Leiros/ Agência Amazônia)

Para a também moradora da Comunidade Sharp Mikaela Duarte, a chuva também era uma preocupação. O medo de sair de casa e deixar os filhos expostos aos riscos atrapalhava até no trabalho.

Agora a gente vai pra nossa casa mesmo, não alaga, uma casa ótima”, comemorou Mikaela. “Quando chovia alagava, a gente perdia as coisas, a gente nem saia de casa pra trabalhar porque quando chegava em casa era arriscado achar as coisas flutuando, as crianças, ficava em casa só levantando as coisas pra não perder o que tinha. Era uma preocupação diária”, afirmou ela.

Mikaela Duarte recebe o bônus moradia no valor de R$ 60. (Marcela Leiros/ Agência Amazônia)

Obras

Executado pelo Governo do Amazonas, o Prosamin+ está com todas as quatro frentes de obras projetadas em andamento. O programa vai urbanizar uma área de 340 mil m² ao longo do Igarapé do Quarenta, em um trecho entre a Avenida Manaus 2000, no bairro Japiim, zona Sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste, de onde serão reassentadas, no total, 2.580 famílias.