Incêndio em Manaus deixa 16 casas de madeira destruídas e famílias desabrigadas

O incêndio começou por volta das 22h06 e logo se espalhou pelas casas na Rua Ambrósio Aires, próximo a um igarapé.(Divulgação/CBMAM)

27 de julho de 2022

14:07

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

MANAUS – Um incêndio de grandes proporções na noite dessa terça-feira, 26, destruiu 16 casas de madeira e deixou 17 famílias afetadas no bairro São Jorge, na zona Oeste de Manaus. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), três pessoas receberam atendimento médico no local, sendo um homem que ficou ferido após sofrer uma queda durante a ocorrência e outras duas por inalação de fumaça.

Veja também: Ondas de calor e focos de incêndio na Europa

O fogo começou por volta das 22h06 e logo se espalhou pelas casas na Rua Ambrósio Aires, próximo a um igarapé. Nas redes sociais, imagens das chamas consumindo as residências foram compartilhadas por moradores e curiosos. Nos vídeos, é possível ver a grande quantidade de fumaça se dispersando pela região onde o fogo acontece, em meio ao desespero da população que registra a destruição.

Veja também: Portaria autoriza até novembro uso da Força Nacional no combate às queimadas e incêndios no Amazonas

Quatro viaturas de combate a incêndios e uma ambulância foram encaminhadas para o trabalho de contenção das chamas, cuja origem ainda está sendo investigada. Segundo o Corpo de Bombeiros, 22 agentes atuaram na ocorrência que precisou, ao todo, de 40 mil litros de água para controlar o fogo.

Corpo de Bombeiros foram acionados para controlar as chamas (Divulgação/CBMAM)

Em nota, a Defesa Civil de Manaus disse que acompanha o local para confirmar os números dos afetados e realiza, junto com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a triagem das famílias que vão precisar de ajuda do poder público. O Governo do Amazonas também informou que determinou toda estrutura do Estado para dar suporte aos atingidos.

“O governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) que acompanhe a situação e acionou toda a estrutura do governo do Estado para dar o suporte necessário às famílias atingidas pelo incêndio”, informou o Governo do Amazonas, por meio de nota.

Desespero

As chamas que atingiram as casas de palafitas se prolongaram até o início da madrugada desta quarta-feira, 27. Em meio ao calor intenso que atingiu Manaus ao longo do dia, parte dos moradores que estavam dormindo na hora do incêndio precisou se retirar das residências às pressas e desesperados por conta da rapidez com que as labaredas se espalhavam.

Casas de palafita

Apesar de serem moradias dignas, as casas de palafitas são mais propensas ao fogo por conta da estrutura de madeira. Em Manaus, incêndios de grandes proporções nessas residências já foram registrados em bairros como o São Jorge, em 2012, e no Educandos, na zona Sul, em 2018.

No bairro São Jorge, cerca de 300 famílias ficaram desabrigadas. No bairro Educandos, cerca de 600 casas foram destruídas pelas chamas. À época, o então prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, estabeleceu um plano de auxílio para as famílias afetadas com o pagamento de um cheque social, além de doação de kits de higiene pessoal.

Confira as imagens do incêndio dessa terça-feira, 26, Manaus: