Incêndio que atingiu galpão de recicláveis em Manaus foi causado por fogos de artifício, segundo testemunhas

Incêndio atinge galpão de recicláveis na Zona Norte (Divulgação/Internet)

15 de setembro de 2022

12:09

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Um incêndio atingiu um galpão de recicláveis na noite dessa quarta-feira, 14, na Avenida Igarapé do Passarinho, localizada no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus. O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM) foi acionado para conter as chamas.

Segundo relatos de testemunhas ao Corpo de Bombeiros, o incêndio foi provocado por um acidente com fogos de artifício durante confraternização entre pessoas que estavam reunidas no galpão assistindo a um jogo de futebol. As reais causas serão investigadas pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC).

Incêndio atinge galpão de recicláveis na Zona Norte de Manaus (Divulgação/Internet)

Com o avanço das chamas, parte da fiação elétrica foi atingida e causou curtos-circuitos, que ocasionou em explosões. A concessionária de luz Amazonas Energia foi chamada para desativar a distribuição no local até que o fogo fosse controlado.Parte das chamas atingiu a fiação elétrica, causando pequenas explosões (Reprodução/Internet)

De acordo com informações do CBMAM, além do galpão, ao menos seis casas foram atingidas pelas chamas, mas nenhuma pessoa ficou ferida. Por conta do material inflamável do depósito, o risco era de que o fogo se espalhasse por dezenas de casas na região, no entanto, os bombeiros chegaram a tempo e conseguiram conter a disseminação das chamas.

Moradores ficaram assustados com a gravidade do incêndio (Reprodução)

Seis veículos de combate a incêndio e 23 bombeiros trabalharam no combate ao fogo. Foram utilizados mais de 22 mil litros de água para o controle das chamas. Por volta das 1h20 desta quinta-feira, 15, a equipe já fazia o rescaldo e o incêndio já havia sido controlado.

Na residência ao lado do galpão de reciclagem, um morador, identificado como Moysés, fez o resgate da cadelinha “Bolinha”, enquanto as chamas ainda estavam consumindo os materiais inflamáveis do depósito.

Cadelinha Bolinha é salva pelo dono durante incêndio na Zona Norte de Manaus (Reprodução/Internet)

Famílias prejudicadas

Na manhã desta quinta-feira, 15, uma equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) esteve no local para cadastrar as famílias que serão inseridas no Auxílio Aluguel e receberão benefícios eventuais, como cestas básicas, colchões, lençóis, kits de higiene e de limpeza. A secretaria também está atuando no encaminhamento para a emissão da segunda via dos documentos que foram perdidos no sinistro.