Justiça decreta prisão preventiva de homem acusado de tentativa de homicídio contra colega de trabalho em faculdade

Elias Eduardo Antunes de Souza, 22 (Arte: Mateus Moura/Revista Cenarium)

21 de setembro de 2022

13:09

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Elias Eduardo Antunes de Souza, 22, preso em flagrante no último sábado, 17, por tentativa de homicídio contra uma colega de trabalho no Centro Universitário Fametro, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, teve a custódia administrativa convertida em prisão preventiva pela juíza de direito Careen Aguiar Fernandes, plantonista das Audiências de Custódia do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na segunda-feira, 19.

A audiência de custódia de Elias contou com a presença da juíza Careen, da promotora de justiça Carla Santos Guedes Gonzaga e do advogado de defesa Euler Vilaça Batista Borges. A prisão preventiva assinada pela juíza Careen, concluiu a legalidade da ação policial do procedimento criminal, inscrito sobre o número 0757406-78.2022.8.04.0001.

Leia mais: Homem corta pescoço de mulher dentro de faculdade; polícia aponta ‘surto psicótico’

Elias Eduardo de Souza, acusado de tentativa de homicídio, será encaminhado ao Hospital Psiquiátrico de custódia do Sistema Prisional, a fim de que seja apurado o estado de saúde mental, já que o jovem apresentou comportamentos suicidas e eventual surto psicótico, apontado pelos policiais militares que atenderam a ocorrência.Vídeo apontado por funcionários da faculdade, como sendo do momento em que o homem quis se jogar do prédio (Reprodução)

Relembre o caso

Uma bibliotecária, funcionária do Ceuni Fametro, foi atacada com um golpe de arma branca por Elias Eduardo Antunes de Souza nas dependências da universidade, por volta de 10h de sábado, 17.

De acordo com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), a mulher foi atingida com um golpe de faca na altura do pescoço, após uma reunião de funcionários. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. O homem foi levado para o 1° Distrito Integrado de Polícia.

No depoimento, a vítima afirmou que antes do ataque ela estava conversando com o suspeito, que desabafava sobre a vida pessoal. Elias abordou a vítima pelas costas dizendo “Tenho uma surpresa pra ti” e colocou a faca no pescoço, cortando a vítima.

Leia mais: ‘Tenho uma surpresa pra ti’, disse suspeito de tentativa de homicídio antes de golpear vítima em faculdade de Manaus

Na tentativa de se defender, a mulher chegou a tentar segurar a faca com as mãos, mas acabou levando cortes e caiu no chão. No relato, a vítima conta que ele ainda tentou enforcá-la e assim iniciaram uma luta corporal até que ela conseguiu se soltar do suspeito e fugiu pelas escadas até a biblioteca, onde trabalha.

A partir desse momento, a mulher conta que recebeu ajuda de outros funcionários, que prontamente ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o pedido de ajuda, a mulher foi levada até o Hospital 28 de Agosto, onde passou por atendimento médico e precisou receber dez pontos no pescoço e outros em ambas as mãos, Elias foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro de Saúde Mental do Amazonas, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

Leia a ata da audiência de custódia: