Justiça determina substituição de jurados do Festival de Parintins após vazamento de nomes

A disputa entre Garantido e Caprichoso é a maior fonte de renda do município de Parintins (Diulgação/Amazonastur)

28 de junho de 2023

19:06

Carolina Givoni – Da Agência Amazônia

MANAUS – A Justiça do Amazonas determinou a substituição de três jurados que avaliariam as apresentações dos bumbás Garantido e Caprichoso no 56° Festival Folclórico de Parintins, nesta quarta-feira, 28, após vazamento de nomes do corpo técnico de avaliadores antes da divulgação prevista no regulamento, fato que viola o item 10.8 do Edital de Credenciamento de Candidatos a Jurados do Festival.

A juíza Juliana Arrais Mousinho, titular da 1ª Vara de Parintins, detalhou na sentença que os nomes dos avaliadores apenas foram divulgados oficialmente na data de hoje, 28 de junho, mas o pedido de suspensão dos nomes, feita pelo Boi Garantido, seria datada de 26 de junho, justamente pelo vazamento das informações.

“Já [havia] conhecimento de que os três participantes impugnados constariam na lista a ser divulgada. Já havia, nas redes sociais, debates acerca de eventual suspeição de jurados, que não deveriam ainda ser conhecidos por qualquer pessoa além da Comissão”, diz trecho da decisão.

Por violação do regulamento, a magistrada também decretou a substituição dos nomes citados. “Este descumprimento coloca em cheque a credibilidade do processo de escolha de jurados. Defiro o pedido da parte autora para determinar que a parte requerida realize novo sorteio para substituir apenas os três jurados que tiveram os nomes vazados, no prazo de vinte e quatro horas, a contar da ciência desta decisão“, diz Mousinho.

Os jurados citados na decisão são Reginaldo Oliveira, Jeamerson dos Santos e Miran Abs que seriam pessoas do círculo de amizade de David Farias, jurado no festival folclórico no ano de 2015, que teria favorecido o Boi Caprichoso ao avaliar item que não teria se apresentado à época. Além de David Farias, Waneska Pimentel e Alex Cerqueira são pessoas próximas ao boi estrelado.

A Justiça também determinou a formação imediata de uma nova comissão de jurados, que deverá ser escolhida após a realização de um novo sorteio, com a presença do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Com isso, os três jurados da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) são oficialmente afastados.

Avaliação

A comissão julgadora será presidida por Thiago Soares, renomado dançarino brasileiro que tem destaque no cenário artístico nacional e internacional. A Comissão Julgadora do Festival de Parintins é composta por dez membros: 1 presidente, 3 jurados do Bloco A, 3 jurados do bloco B e 3 jurados do Bloco C.

Os jurados possuem extenso currículo, sendo nomes renomados no cenário cultural brasileiro. Os membros da comissão julgadora são especializados em dança, música, história, artes plásticas, artes cênicas, cenografia, antropologia e sociologia.

Veja decisão completa: