Justiça do Ceará é notificada sobre prisão de empresário foragido por duplo homicídio

Higor Geraldo Amaral Benevides (Reprodução)

10 de março de 2023

20:03

Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza já foi notificada quanto à prisão de Higor Geraldo Amaral Benevides, condenado pela Justiça do Ceará. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o informe foi realizado no dia 28 de fevereiro, por meio do 22° Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Higor se apresentava como proprietário do “O Sindicato BBQ – Drink’s”, em Manaus, e foi preso dia 27 de fevereiro por homicídio duplamente qualificado, em 2002, na capital do Ceará.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informou à REVISTA CENARIUM que uma guia de execução já foi expedida e encaminhada a um dos Juízos de Execução Penal de Fortaleza para análise e providências. “O Juízo da 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza recebeu a comunicação sobre a prisão de Higor Geraldo Amaral Benevides, condenado pela Justiça do Ceará. Com isso, o Juízo da 5ª Vara do Júri já expediu guia de execução, remetendo-a ao setor de Distribuição para que seja encaminhada a um dos Juízos de Execução Penal de Fortaleza para análise e providências“.

Leia também: Homem que fez mãe e crianças de reféns no Pará se entrega à polícia após mais de 16 horas

Em nota, a SSP-AM informou que Higor está sob custódia do sistema prisional do Estado. “A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas informa que, por meio do 22° Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Polícia Civil do Amazonas, comunicou, no dia 28 de fevereiro, à 5ª Vara do Júri, do Tribunal de Justiça do Ceará, o cumprimento do mandado de prisão em desfavor de Higor Geraldo Amaral Benevides. O preso segue custodiado junto ao sistema prisional do Amazonas“.

Segundo informações da Polícia Civil, Higor estava foragido (Reprodução)

Sobre o caso

Segundo informações da Polícia Civil, Higor Geraldo estava foragido da Justiça do Ceará há 15 anos. Um mandado de prisão estava em aberto contra Higor, que deveria cumprir 26 anos, em regime fechado, pelo homicídio duplamente qualificado de Cícero Augusto Pereira e Francisco Stélio Ferreira Júnior, morto em dezembro de 2002, na Rodovia Federal BR-116, no Estado do Ceará.

Em 2021, a defesa do empresário pediu revisão criminal do processo por homicídio qualificado junto ao Ministério Público do Ceará, que manteve a decisão “por entender que as expressas razões da parte agravante não foram suficientes a ensejar a retratação pretendida. Finalmente, determino a remessa dos autos ao colendo Superior Tribunal de Justiça, conforme o disposto no § 4° do recitado artigo 1.042 do CPC. Expediente necessário. Fortaleza, 8 de julho de 2022. Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, vice-presidente“.

A CENARIUM tentou contato, via telefone, com o estabelecimento no qual Higor se apresentava como dono para saber sobre o posicionamento da empresa em relação ao ocorrido e, se de fato, Higor Geraldo Benevides é mesmo proprietário do local. As ligações realizadas para o número disponível na página do empreendimento não foram atendidas.

Em pesquisa, é possível constatar que a empresa com nome fantasia “The Syndicate Restaurante LTDA” tem como sócia-administradora Ingrid Araujo Benevides.