Lula lamenta morte de Ennio Candotti, fundador do Museu da Amazônia

Diretor-geral do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti (Divulgação)

07 de dezembro de 2023

08:12

Winicyus Gonçalves – Da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a morte do professor Ennio Candotti. O físico e fundador do Museu da Amazônia (Musa) morreu nesta quarta-feira, 6, aos 81 anos. Ele era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e presidiu a entidade de 1989 a 1993, e de 2003 a 2007. A causa da morte não foi divulgada pela família.

Em publicações nas redes sociais, na noite desta quarta-feira, 6, Lula prestou condolências à família. “Sempre foi comprometido com o desenvolvimento científico brasileiro e a preservação do meio ambiente. Aos seus familiares, amigos e alunos minha solidariedade neste momento de tristeza e saudade”, disse o presidente.

Nascido em Roma, na Itália, Ennio Candotti veio para o Brasil em 1952, aos 10 anos. Naturalizado brasileiro, Candotti formou-se em Física e era professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em 1998, o professor Candotti recebeu da Unesco o prêmio Kalinga de divulgação da ciência por suas contribuições e anos dedicados à popularização da ciência e tecnologia. Há quatro anos, Candotti também foi homenageado com o Título de Cidadão do Amazonas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A ideia para criação do Musa surgiu durante uma reunião da SBPC, em 2007, em Belém, quando o físico chefiava a entidade. Candotti, na ocasião, sugeriu a criação de um museu na floresta. Foi, então, convidado para cuidar da criação e direção do museu.

Professor Ennio Candotti e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Reprodução)

O Musa foi fundado dois anos depois. Em 2011, um pedaço da Reserva Florestal Adolpho Ducke foi cedido para a criação do Musa. O museu recebeu, em 2013 e 2014, verba do Fundo Amazônia, o que possibilitou a construção de laboratórios, trilhas e a conhecida torre de observação do Musa de 42 metros.

Leia mais: Musa divulga programação para 21ª semana nacional dos museus
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga