Lula restabelece relações diplomáticas com Venezuela

O novo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Ricardo Stuckert/Reprodução)

26 de maio de 2023

09:05

Bianca Diniz – Da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – O novo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell, entregou suas credenciais diplomáticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira, 25, simbolizando o processo de restabelecimento de relações entre os dois países. Vadell foi nomeado para o cargo em dezembro de 2022 pelo presidente Nicolás Maduro. 

De acordo com o governo federal, a nomeação cessa o período de três anos em que o Brasil não reconhecia os representantes diplomáticos venezuelanos durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente optou por reconhecer o governo paralelo de Juan Guaidó e, consequentemente, seus aliados como diplomatas legítimos.

Vadell entregou credenciais ao presidente Lula (Ricardo Stucker/Reprodução)

Em comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela expressou que a eleição de Lula como presidente do Brasil foi vista como significativa. “Permitiu o restabelecimento das relações diplomáticas direcionadas pela luta por uma nova ordem mundial baseada no respeito à autodeterminação dos povos”, disse o comunicado.

O presidente Lula publicou nas redes sociais que recebeu mais 11 credenciais de novos embaixadores no Brasil. Foram credenciados os representantes do Chile, Colômbia, Cuba, Árabia Saudita, Congo, Moçambique, Senegal, Cuba, Nicarágua, Malásia, Armênia e Austrália. “Mais um passo no fortalecimento das relações diplomáticas do Brasil com o mundo”, declarou o presidente.

Opinião de Maduro

Após a cerimônia, o presidente da Venezuela, Nicólas Maduro, descreveu a normalização das relações entre Brasil e Venezuela como um “grande passo” e um “novo ponto de partida” para fortalecer a união entre os dois países irmãos.

Fortalecimento dos laços

No dia 18 de janeiro de 2023, Lula enviou uma missão diplomática brasileira a Caracas para reabrir a embaixada brasileira na Venezuela. Tal medida visava fortalecer os laços entre as nações. No dia 22 de janeiro, o governo atribuiu o agrément a Vadell Aquino, que foi designado como representante venezuelano em Brasília. 

Conforme informado pelo governo, o anúncio oficial ocorreu durante uma reunião realizada no dia 23 de janeiro, em Buenos Aires. O encontro contou com a presença do ministro Mauro Vieira e do chanceler venezuelano, Yvan Gil, e teve como pauta central a retomada das relações diplomáticas entre as nações e a abertura da embaixada brasileira em Caracas.

Leia também: Grupo Brasil-Venezuela é reinstalado para fortalecer laços diplomáticos

Visita ao País vizinho

Uma delegação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) realizou visita técnica à Venezuela, na quarta-feira, 17, com o objetivo de promover discussões sobre acordos existentes entre os dois países, contando com a presença de representantes de diversos órgãos técnicos brasileiros e venezuelanos. O grupo foi liderado pelo diretor da ABC, Ruy Pereira, que foi recebido pelo presidente Nicolás Maduro e se reuniu com a vice-presidenta, Delcy Rodríguez, e o chanceler venezuelano, Yván Gil.

Outras credenciais

O presidente Lula também recebeu as credenciais de outros embaixadores estrangeiros, fortalecendo as relações diplomáticas com diversos países. Entre eles:

  • Faisal Ibrahim Ghulam, embaixador do Reino da Arábia Saudita
  •  Benoit-Labre Mibanga Ngala-Mulume Wa Badidike, embaixador da República Democrática do Congo
  • Jacinto Januário Maguni, embaixador da República de Moçambique
  • Sophie Millicent Grant Davies, embaixadora da Comunidade da Austrália
  • Guillermo Rivera Flórez, embaixador da República da Colômbia
  • Sebastián Depolo Cabrera, embaixador da República do Chile
  • Gloria Corina Anak Peter Tiwet, embaixadora da Malásia
  • Armen Yeganian, embaixador da República da Armênia
  • Gadiel Osmani Arce Zepeda, embaixador da República da Nicarágua
  • Aminata Fall Cissé, embaixadora da República do Senegal
  • Adolfo Curbelo Castellanos, embaixador da República de Cuba