Maria Benigno é a mais votada em lista tríplice para juíza do TRE-AM

Prédio do TRE-AM (Chico Batata/Reprodução)

27 de fevereiro de 2024

20:02

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A advogada eleitoral Maria Benigno foi a mais votada em lista tríplice que definirá o nome do próximo membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A eleição foi realizada nesta terça-feira, 27, pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam). A escolha ocorre em decorrência do fim do biênio do juiz Pedro de Araújo Ribeiro. 

Sessão do Tribunal de Justiça do Amazonas do dia 27.02.2024 (Reprodução/Tjam)

Maria Benigno encabeça a lista com cerca de 20 votos, seguida por Fábio Nunes Bandeira de Mello com 16 votos e Adriana Mendonça que obteve 13 votos. Ao todo, seis advogados postulavam a vaga. A advogada irá disputar pela Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM) para o biênio 2024-2026.

Com a definição da lista tríplice, os nomes agora serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo TRE-AM, com a documentação necessária e, aprovado o encaminhamento da lista, a presidência do TSE expedirá ofício ao Poder Executivo, ou seja, caberá ao presidente Lula (PT) a definição sobre o escolhido para o órgão.

Maria Benigno é especialista em Direito Eleitoral (Reprodução)

Maria Benigno tinha adiantado à AGÊNCIA CENARIUM que iria colocar o nome à disposiçãopara a vaga de juíza substituta da Corte Eleitoral. À época, a advogada, que atua há mais de 15 anos no Direito Eleitoral, descartou o favoritismo. 

“Não tem nenhum favoritismo, nunca me posicionei dessa forma, acho até que atrapalha. É um processo em que o que será analisado é a parte jurídica; se a pessoa, realmente, possui o conhecimento na área específica, que é o Direito Eleitoral”, ressaltou.

Leia mais: Maria Benigno confirma disputar vaga de juíza eleitoral no TRE-AM
Revisado por Adriana Gonzaga