Óbitos por Covid-19 em Manaus tem queda de 32% em setembro, apontam cartórios civis

Além dos dados dos cartórios, informações dos boletins epidemiológicos da FVS-AM apontam que o número de sepultamentos diários em Manaus, informados pela Semulsp apresentou redução de 6,8% nos últimos 14 dias de setembro (Reprodução/ internet)

21 de setembro de 2020

15:09

Bruno Pacheco

MANAUS – A média diária de óbitos em Manaus, considerando causas diversas, tem sido menor em setembro, do que em janeiro e fevereiro deste ano, meses em que a pandemia do novo Coronavírus ainda não havia chegado ao Amazonas.

Os dados são do portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil. No primeiro mês do ano, foram registradas 31 mortes/dia e em fevereiro, 30. Já em setembro, a média foi de 21 (de 1º a 18), apontando uma queda entre 30% e 32%.

Segundo o portal, os óbitos por problemas respiratórios, como pneumonia e insuficiência respiratória, também apresentaram redução na capital. No caso das pneumonias, foram 169 mortes em janeiro (média de 5,4 ao dia) e 155 em fevereiro (média de 5,3 ao dia).

Neste mês, foram registradas nos cartórios de Manaus 53 mortes pela alteração (média de 2,9 ao dia). Em números percentuais, houve uma queda de 46,2% a 45,2%, respectivamente.

Já os óbitos por insuficiência respiratória somaram 56 em janeiro, 40 em fevereiro e 20 em setembro (considerando os 18 primeiros dias deste mês). As médias diárias foram de 1,8; 1,3 e 1,1, respectivamente.

Os dados são públicos e confrontam informações provenientes do município de Manaus. Na gestão municipal, havia informações de que os dados sobre óbitos por Covid-19 estariam sendo “mascarados”.

FVS e Semulsp

Além dos dados dos cartórios, informações dos boletins epidemiológicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontam que o número de sepultamentos diários em Manaus, informados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), apresentou redução de 6,8% nos últimos 14 dias de setembro, em comparação aos 14 dias anteriores.

Entre os dias 23 de agosto a 5 de setembro ocorreram 477 sepultamentos. No período de 6 a 19 de setembro foram registrados 445 sepultamentos na capital. Os números se referem a sepultamentos de óbitos por causas diversas.