Mineração coloca cidades do Pará entre as que mais ganharam participação no PIB durante a pandemia

Atividade de mineração em Parauapebas, no Pará. (Reprodução)

19 de dezembro de 2022

14:12

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia*

MANAUS – Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Pará, estão entre as cidades que mais ganharam participação no Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos municípios, localizados no interior do Estado, o avanço foi puxado pela atividade de extração de minério de ferro.

Parauapebas teve 0,5% de ganho e Canaã dos Carajás, 0,3%, um aumento de 0,2 ponto percentual. Além dessas cidades, Manaus, no Amazonas, também integra o “top 5” do ranking nacional, com aumento de 1,2%. Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro, com ganho de 0,2%, e Itajaí, em Santa Catarina, de 0,4%, constam no topo da relação.

Veja a lista:

(Arte: Mateus Moura/Revista Cenarium)

Segundo o instituto, a explicação para o destaque dos municípios é a atividade de maior influência nas localidades. Na pandemia, cidades com predominância do setor de serviços, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, tiveram as maiores quedas de participação no PIB do Brasil, entre 2019 e 2020.

Os resultados de 2020 evidenciam que os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as economias municipais variaram de acordo com a importância das suas atividades de serviços, sobretudo as presenciais. Isto porque esses serviços agregam as atividades com as maiores quedas de participação no País, entre 2019 e 2020, sendo as mais afetadas pelas medidas de isolamento social e queda da demanda durante o ano”, explica o analista de Contas Regionais do IBGE, Luiz Antonio de Sá.

Em referência às atividades predominantes, em Manaus, é a indústria de transformação, com o Polo Industrial de Manaus (PIM), em Saquarema, a extração de petróleo e gás, e em Itajaí, o comércio e reparação de veículos automotores e bicicletas.

Leia também: Fundo Eleitoral deste ano é maior que PIB de mais de 5 mil cidades brasileiras, aponta levantamento

Manaus no ranking

A capital amazonense também está na lista dos municípios que, juntos, responderam por quase 25% do PIB nacional: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos.

Manaus, que também seguiu a tendência de queda na atividade de serviços observada em outras capitais, teve seu resultado amenizado pelas indústrias de transformação, com destaque para a fabricação de equipamentos de informática, concentrado no município”, esclarece de Sá.

A cidade ainda está no “top 10” do ranking de cidades com maior participação no PIB, com R$ 91.768.773, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Perda de participação

Os cinco municípios com as maiores quedas de participação no período analisado, foram São Paulo (9,8%), com perda de 0,5 ponto percentual; Rio de Janeiro (4,4%), 0,4 ponto percentual; Brasília (3,5%), 0,2 ponto percentual; Curitiba (1,2%), 0,1 ponto percentual; e São José dos Pinhais (0,3%), com queda de 0,1 ponto percentual. Os cinco municípios corresponderam a quase 20% do total do PIB do País, no ano.

(*) Com informações do IBGE