Ministra anuncia investimento de R$ 3,4 bilhões em Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia

Da esquerda à direita: Serafim Corrêa, Luciana Santos, Wilson Lima, Omar Aziz e André Zogahib (Divulgação)

18 de abril de 2024

15:04

Carol Veras – Da Agência Cenarium

MANAUS/AM – Representantes do governo, da comunidade acadêmica, da indústria e de organizações não governamentais reuniram-se nesta terça-feira, dia 18, para a Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou o Plano Ennio Candotti e novas políticas públicas para o desenvolvimento da região.

“Em oito meses, investimos mais em ciência do que quatro anos do governo anterior” destacou a ministra no evento, que ocorreu no Auditório STEM da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Zona Centro-Sul de Manaus.

Voltado para o Amazonas, o Plano Ennio Candotti trará R$ 3,4 bilhões em investimentos em inovação, pesquisa e segurança alimentar para a região, por meio dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O objetivo da conferência é organizar ideias em conjunto com representantes da Região Norte para a elaborar a estratégia de desenvolvimento tecnológico e científico para os próximos dez anos. As propostas serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá em Brasília (DF).

“Somos os principais produtores de ciência e conhecimento do mundo e o 13º país do mundo em produção científica e papers“, destacou Luciana Santos a respeito da produção científica no País.

Ministra Luciana Santos, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Reprodução/Divulgação)

A ministra também anunciou a retomada do Programa Pró-Infra, voltado para as regiões Norte-Nordeste, que visa estimular o investimento privado na infraestrutura do País e elevar o investimento anual no setor. As medidas visam a independência científica e tecnológica do País, que luta junto ao grupo econômico G20 por representatividade na exportação de conhecimento.

Governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) (Reprodução/Divulgação)
Leia mais: Prazo para solicitar isenção de taxa do Enem começa nesta segunda-feira, 15

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), esteve presente na conferência e destacou a importância do investimento do governo federal na iniciação científica no Amazonas. Ele aproveitou a oportunidade para exaltar a contribuição da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para a comunidade acadêmica do Estado.

Outra novidade anunciada foi o desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (Ebia), que assume o papel de nortear as ações do Estado brasileiro em prol do desenvolvimento da inteligência artificial, bem como seu uso consciente e ético. A Ebia visa esclarecer os limites e pontos de conexão de conceitos como machine learning, big data, automação e reconhecimento de voz e imagens.

A Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação terá sua 5ª edição nos dias 4 a 6 de junho, após um hiato de 14 anos. Desde novembro, estão ocorrendo sessões temáticas, livres e conferências municipais e estaduais por todo o País.

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona