‘Momento de diagnósticos internos’, diz novo chefe da SSP sobre convite da ALE-AM

Coronel Vinicius de Almeida (Reprodução/CMM)

02 de setembro de 2023

19:09

Jefferson Ramos – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – O recém empossado secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Marcus Vinicius, afirmou à AGÊNCIA AMAZÔNIA que realiza ‘diagnósticos internos’ após assumir a pasta.

Marcus Vinicius assumiu na última terça-feira, 29, a secretaria após o governador Wilson Lima (UB) exonerar ex-titular, general Alberto Mansur, depois da “Operação Comboio” deflagrada no mesmo dia, pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Amazonas (MPE-AM). A operação investiga suposta organização criminosa que atua dentro da secretaria.

“Estamos numa fase muito inicial, ainda de levantamento, de verificar as coisas. Por enquanto estamos fazendo diagnóstico interno para depois fazer algum tipo de relato”, disse o secretário.

A resposta foi dada após a CENARIUM perguntar se Vinicius aceitaria o convite da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para elencar as prioridades da sua gestão e um plano de ação para os próximos 100 dias.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da ALE-AM, deputado Dan Câmara (Podemos), disse que conversou com Marcus Vinicius sobre o convite e que vai ‘construir’ com o secretário uma data a partir do dia 12 para ele comparecer à Assembleia.

Segundo ele, antes da troca, a tendência interna na Assembleia era a de convocar Mansur por conta da “Operação Comboio”, mas agora a convocação será trocada por convite.

“A gente deixou a disposição dele a partir do dia 12 que é quando a Assembleia volta com as plenárias. A partir do dia 12 vamos construir essa melhor data. Até lá, a gente vai decidir se ele vai poder comparecer no dia até porque ele precisa tomar consciência do atual cenário da secretaria”, contou.

Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALE-AM, deputado Comandante Dan. (Foto: Divulgação/Assessoria)

A expectativa é, que entre outras coisas, a Comissão de Segurança Pública, questione o novo secretário se existe a intenção de equipar a Polícia Militar com câmera corporais para ampliar o controle externo da atividade policial.

Currículo

Vinicius de Almeida é natural de Atalaia do Norte, no Amazonas. É bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará. Possui, ainda, especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva.

Possui curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Polícia Militar da Polícia Militar do Rio de Janeiro e está cursando Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Já foi comandante da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom); comandante do Batalhão de Trânsito; Comandante da 10ª Cicom; PM 6 (Gerente de Projetos); Diretor de Tecnologia da Polícia Militar do Amazonas (Gestão de Projetos); Diretor de Tecnologia e Comunicação e do Setor de Gestão de Projetos da SEAGI/SSP; e Idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão.

Foi também secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Possui curso de Direitos Humanos, de Operações de Choque, Resgate de Reféns, Combate com Armas Curtas, Imobilizações Táticas, Segurança de Dignitários e de Gestão de Projetos e Pessoas.

Leia também: Saiba quem é coronel Vinicius Almeida, novo secretário de Segurança do Amazonas