Moradores de São Paulo recebem alerta de tsunami após terremoto no Estado

Informe do Google sobre o terremoto. (Reprodução/Google)

16 de junho de 2023

12:06

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – O Estado de São Paulo registrou na manhã desta sexta-feira, 16, um terremoto de magnitude estimada em 4,7, segundo o sistema de alerta do Google. O assunto está entre os mais comentados do País nas redes sociais, com relatos de quem sentiu o tremor de terra e recebeu alerta de risco de tsunami.

De acordo com o registro, o tremor foi sentido por volta das 8h22 (horário de Brasília), em Miracatu, distante 138 quilômetros da capital São Paulo. A Defesa Civil do Estado confirmou que dois abalos sísmicos ocorreram na região do município, por volta de 8h35, de intensidade entre 4,7 e 4,9.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou o registro de tremor no município de Itariri, próximo a Peruíbe. O evento, de acordo com o órgão, teve magnitude de 4.0.

Moradores das cidades de Sorocaba, Iguape, Itanhaém, Peruíbe, Registro e cidades do litoral, na Baixada Santista, também relataram ter percebido o tremor. Não há relatos sobre destruição ou vítimas do terremoto.

Nas redes, os relatos de quem sentiu a terra tremer indicam que moradores receberam alertas antes do terremoto. Maik Freitas, de Peruíbe, afirmou que a notificação afirmava sobre o risco de tsunami.

“Tivemos um terremoto aqui em Peruíbe -SP. Nossos celulares receberam uma notificação, todos ao mesmo tempo, temos três aparelhos, sobre um terremoto com epicentro próximo daqui, o chão tremeu. O informe dizia para não ficar próximo a orla, pois poderá ter tsunami. Medo!”, publicou na rede social Twitter.

“Nunca imaginei que um dia iria acordar com notificação de terremoto”, disse outra usuária do Twitter.

https://twitter.com/ttdabias/status/1669690285465427968

Filipinas

Nessa quinta-feira, 15, um terremoto de magnitude 6,2 atingiu as Filipinas. O terremoto ocorreu por volta das 10h (hora local) com epicentro a 100 quilômetros da capital Manila e profundidade de 124 quilômetros. Não houve danos ou alerta de tsunami.

O chefe da agência catalã de gerenciamento de desastres, Roland Torres, disse que o tremor durou entre 30 segundos e um minuto, suficiente para fazer com que os moradores de Manila corressem para a rua.