Nevoeiro afeta 19 voos no aeroporto de Manaus; conheça direitos dos passageiros

Passageiros aguardam novos voos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)

08 de novembro de 2023

14:11

Yana Lima – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – Um forte nevoeiro impactou a operação de 19 voos no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, localizado no Tarumã, Zona Oeste de Manaus, na madrugada desta quarta-feira, 8. Com as alterações, passageiros aguardam, por horas, no local. A REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA flagrou várias pessoas deitadas no chão do aeroporto.

De acordo com informações divulgadas pela administração do aeroporto, sete voos foram alternados (retornaram aos terminais de origem), oito foram cancelados e quatro permaneceram em solo, incluindo duas aeronaves de carga.

Passageiros no aeroporto de Manaus (AM), nesta quarta-feira, 8. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)

Entre os passageiros que não conseguiram embarcar estava o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que disse ter perdido um compromisso em Brasília (DF) por não conseguir embarcar. “São 3h18, estou saindo do aeroporto, que está fechado para pousos e decolagens por motivos meteorológicos. Eu estava indo para Brasília para alguns compromissos governamentais”, disse por meio de stories, na rede social Instagram.

Postagem do prefeito de Manaus, David Almeida, no Instagram (Instagram, via stories)

Os passageiros agendados para voos afetados pelo nevoeiro no Aeroporto de Manaus foram aconselhados a entrar em contato com as companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre possíveis reagendamentos. “O Aeroporto de Manaus orienta os passageiros que procurem as companhias aéreas para informações sobre o status de seus voos“, conclui a nota.

Passageiros aguardam no saguão do aeroporto de Manaus. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)

Tecnicamente, nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. O fenômeno meteorológico causa grande restrição da visibilidade. Outra situação que influencia em pousos e decolagens do aeroporto é a interdição, de 4h até as 12h, por conta da segunda fase de obras em quase 3 quilômetros de pista.

Voo cancelado: quais são os direitos dos passageiros?
Vista aérea do Aeroporto de Manaus (Divulgação/Vinci Airports)

A Resolução Nº 400, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), determina uma série de obrigações das agências aéreas com os passageiros em caso de cancelamentos. A primeira delas é avisar, com pelo menos 72h de antecedência, a respeito de qualquer alteração, especialmente mudança de horário e de itinerário. Se a companhia falhar nesse quesito, o passageiro tem as seguintes opções:

  • Receber reembolso integral da passagem, incluindo a taxa de embarque OU
  • Ser reacomodado em outro voo da mesma companhia OU
  • Ser reacomodado em um voo de outras companhias, caso não haja disponibilidade na empresa em que você comprou a passagem aérea OU
  • Remarcar o voo para uma nova data e horário, sem custo
  • Mesmo quando a companhia aérea entrar em contato dentro do prazo correto e comunicar sobre as mudanças, você pode ter direito ao pedido de reembolso ou à reacomodação. Esse direito é válido nas seguintes situações:
  • Quando a alteração for superior a 30 minutos em relação ao horário de partida ou de chegada em voos domésticos;
  • Quando a alteração for superior a 1 hora em relação ao horário de partida ou de chegada em voos internacionais.
Passageiros chegam ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)
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A Resolução Nº 400 da Anac também trata sobre a assistência material que deve ser oferecida em casos de cancelamento de voo. Essa assistência varia conforme o tempo de espera no aeroporto:

  • A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone);
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche);
  • A partir de 4 horas: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta para o local. Caso o passageiro esteja na sua cidade de domicílio, a empresa pode oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

Edição: Marcela Leiros

Revisão: Gustavo Gilona