No AM, torcedores de Caprichoso e Garantido escolhem bares temáticos para vibrar pelo Brasil

A Copa se une à regionalidade para alguns que optam em torcer pelo Brasil em espaços alusivos aos bois Garantido e Caprichoso (Thiago Alencar/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

02 de dezembro de 2022

21:12

Priscilla Peixoto – AGÊNCIA AMAZÔNIA

MANAUS – Dia de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo é dia de expectativa para os brasileiros. Famílias e amigos se reúnem para assistirem à disputa, seja em casa ou em pontos estratégicos espalhados pela cidade. Em Manaus, a Copa se une à regionalidade para alguns que optam em torcer pelo Brasil em espaços alusivos aos bois de Parintins, onde o vermelho e o azul, de Garantido e Caprichoso, se misturam ao verde e amarelo da seleção canarinha que enfrentou Camarões nesta sexta-feira, 2.

Situado na Zona Centro-Sul da cidade, o “Bar do Lourinho”, conhecido pelos torcedores do reduto azul, foi o local escolhido pela administradora Karla Campos que vibrou até o fim, mesmo com placar desfavorável para o Brasil que, perdeu amargando o único gol da partida feito pelo time de Camarões já nos acréscimos do jogo.

Torcedores reunidos para assistirem ao jogo do Brasil contra Camarões (Pâmela Oliveira/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

Para Karla, o ponto simples, com pinturas regionais nas paredes, é o local perfeito para emanar boas energias ao esporte considerado paixão nacional. “Sem dúvidas, o que me faz escolher vir para cá é o modo como me sinto quando estou aqui, é uma energia muito boa, na qual conseguimos, enquanto amantes da nossa cultura, unir o amor ao festival e ao futebol. Aqui me sinto em casa e sei que estou em um bom lugar”, conta a torcedora.

Com 24 anos de existência, Alcides José, responsável pelo estabelecimento, também fala sobre a união da paixão pelo futebol com os admiradores do Boi-Bumbá. “Eu fico feliz em ver que, em um evento do porte da Copa, a gente consiga torcer agregando a nossa cultura. É uma forma de comemorar, celebrar o esporte e, ao mesmo tempo, reforçar nossas raízes. É importante que tenham espaços como estes“, pontua Lourinho.

Bar do Lourinho, lugar famoso entre os torcedores do Caprichoso, em Manaus (Priscilla Peixoto/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

Turma Perreché

Aliando os tons e a regionalidade do festival de Parintins aos jogos do Brasil, o da Baixa Bar, situado na Zona Sul de Manaus, é o espaço escolhido pelos torcedores encarnados. O vermelho divide espaço não somente com as cores do time, mas com o nervosismo e a ansiedade aos que esperam a conquista do hexacampeonato.

Para a advogada e torcedora do boi Garantido, Karine Andrade, 41, o sentimento que a Copa do Mundo desperta, aos que gostam de futebol, é similar ao sentimento vivido durante as três noites do Festival Folclórico de Parintins, além de trazer representatividade nacional.

Da Baixa Bar foi o lugar escolhido pelos torcedores do Garantido para assistirem aos jogos em Manaus (Reprodução/Da Baixa)

É algo que lembra os momentos de quando estamos ali, de pertinho, torcendo pelo nosso boi. Eu amo a Copa, acho sensacional. Mas, pra gente, aqui do Amazonas, que somos apaixonados pela nossa cultura, isso vem e se une porque é algo que tem um significado muito forte de representatividade pra nós, nesse mundão a fora, assim como nossos bois também têm”, analisa a advogada que não perde a esperança de comemorar o hexa, mesmo após a derrota do Brasil.

O Brasil, infelizmente, perdeu, hoje, mas está classificado. Agora, é manter o foco e confiar que o hexa vem aí”, comenta Karine.

Torcedores da Seleção Brasileira de Futebol (Reprodução/Da Baixa)

Brasil x Camarões

A partida desta sexta-feira fechou a fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Se juntar a Copa e a extinta Copa das Confederações, esta foi a sétima vez, na história, em que houve uma disputa entre a seleção brasileira e Camarões. Desse total, o Brasil venceu cinco vezes e Camarões, com o jogo de hoje, teve duas vitórias contra a seleção brasileira de futebol.

Até o momento, foram três partidas de Copa do Mundo, resultando em 3 a 0, para o Brasil, em 1994, e 4 a 1 também para o Brasil, em 2014. Nas Copas das Confederações, cada time obteve uma vitória. Mesmo com a derrota, o Brasil garante a liderança do grupo G do Mundial.

A seleção ocupa o primeiro lugar no grupo e enfrentará, na segunda-feira, 5, o time da Coreia do Sul, nas oitavas de final. O jogo será realizado às 16h (horário de Brasília).