No Amazonas, governador reforça segurança pública com entrega de novas viaturas e equipamentos

Sessenta e oito veículos, entre carros e motos, além de 4 mil itens foram entregues às forças de segurança no Amazonas (Divulgação)

16 de janeiro de 2023

14:01

Daniel Amorim – Da Agência Amazônia

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), realizou na manhã desta segunda-feira, 16, a primeira entrega de veículos e equipamentos para as forças de segurança do Estado este ano. São 68 carros e motos, cinco lanchas e 4 mil itens para uso dos profissionais da Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Governador Wilson Lima durante entrega de veículos e equipamentos às forças de segurança do Amazonas (Divulgação)

As lanchas vão auxiliar no monitoramento e combate ao tráfico internacional de drogas no alto e médio Solimões, além da região metropolitana e Sul do Estado, onde ocorre a Operação Tomoiotatá, de status permanente. Já os veículos serão utilizados em ações de inteligência e serviço velado.

Essas entregas dão condições melhores de trabalho para os profissionais“, ressaltou Lima. O governador acrescentou que a remessa inclui novos modelos de equipamentos, como metralhadoras e pistolas.40, para enfrentar o potencial de fogo dos criminosos, e serão utilizados também para a segurança pessoal e familiar dos profissionais, conforme determina lei aprovada no Estado. “Trocamos todos os armamentos da PM e da PC. Todos vão utilizar instrumentos de trabalho novos“.

As lanchas vão auxiliar no monitoramento e combate ao tráfico internacional de drogas por meio da Operação Tomoiotatá (Divulgação)

O titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, informou que esses equipamentos são destinados ao programa “Amazonas Mais Seguro“, lançado em julho de 2021. “São BMWs de 850 cilindradas que vão dar melhores condições para que nosso policial militar combata a criminalidade“.

Em 2022, o governo do Amazonas realizou 13 entregas de armas e veículos para os órgãos de segurança. A previsão é de que cinco novas lanchas sejam disponibilizadas em março deste ano.

O governador destacou que, em paralelo aos investimentos em estrutura de trabalho, 50 aprovados no último concurso da Polícia Militar já estão atuando nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran). Outros convocados estão passando por testes de aptidão física.

Veículos serão utilizados em ações de inteligência e serviço velado dentro das ações do programa Amazonas Mais Seguro (Divulgação)

Condolências a familiares

Durante pronunciamento na cerimônia de entrega dos veículos e equipamentos, na Arena Amadeu Teixeira, zona Centro-Sul de Manaus, Lima prestou condolências aos familiares de vítimas da explosão que ocorreu num clube de tiro do bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, no domingo, 15.

Agradeço o atendimento ágil do Corpo de Bombeiros, além do empenho das forças de segurança no apoio. A Polícia Civil está fazendo a perícia. Vamos continuar trabalhando para que essa situação não se repita“, enfatizou.

Lima também comentou a articulação entre o Poder Executivo, polícia e Exército para evitar conflitos na retirada de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estavam reunidos na frente do Comando Militar da Amazônia (CMA) para contestar o resultado da última eleição.

Tivemos diálogo com todos os órgãos, sobretudo o Exército, desde que as ocupações na frente dos quartéis começaram. Mantive conversas com o general Furlan. Ele foi muito solícito e se colocou à disposição. Nosso entendimento é que as manifestações precisam ser respeitadas, entendendo os limites estabelecidos pela Constituição. Aqui, no Amazonas, a gente conduziu da melhor maneira possível, evitando, inclusive, conflitos. Não houve nenhum disparo“.