No Amazonas, presidente da Alemanha anuncia investimentos de 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, esteve em visita ao Amazonas para conhecer ações e projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão (Divulgação)

03 de janeiro de 2023

11:01

Ana Pastana – Agência Amazônia*

MANAUS – O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, esteve em visita ao Estado do Amazonas na segunda-feira, 2, para conhecer ações e projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão. Ele anunciou investimentos da ordem de 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia, reativado pelo Governo Lula para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma.

A visita a um dos principais Estados da Região Norte do País ocorreu após a participação de Steinmeier na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, no Distrito Federal.

Ele foi recebido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, em visita guiada a um dos principais cartões-postais do Estado, o Teatro Amazonas. Wilson destacou que os investimentos feitos pelo governo da Alemanha, por meio de uma cooperação oficial, têm gerado frutos como ações de combate ao desmatamento na Amazônia e incentivo à produção rural sustentável no Estado.

Ao centro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier em visita ao Teatro Amazonas (Divulgação)

A minha primeira agenda oficial como governador nesse segundo mandato é a visita do presidente da Alemanha, uma visita muito simbólica para o Estado do Amazonas, para a Amazônia e para o mundo. Porque isso passa um recado da preocupação que a gente tem com a proteção dos nossos ativos ambientais, mas sobretudo da proteção da população”, afirmou Lima.

Entre as ações ambientais que contam com apoio do governo alemão está a Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), que monitora as condições climáticas da região e as questões do efeito estufa, coordenada por pesquisadores brasileiros e alemães; um projeto voltado a agricultores de incentivo ao uso sustentável do solo em unidades de conservação estadual; além do projeto de estruturação da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier também conheceu o Sistema Estadual do Meio Ambiente, junto a uma comitiva formada por ministros e secretários do governo alemão. Ele esteve na sede do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), referência na região e também conta com recursos alemães para sua estruturação.

O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e sua comitiva na sede do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas no Amazonas (Divulgação)

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, a colaboração fortalece as atividades de comando e controle, e estimula uma nova matriz econômica compatível com a floresta em pé, que viabilize, sobretudo, o combate à pobreza entre as populações tradicionais.

A Alemanha tem uma participação fundamental nos avanços que fizemos nos últimos anos, e nossa expectativa é que possamos ter continuidade dos projetos financiados por meio do Fundo Amazônia”, ressaltou Taveira.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, explicou como o órgão realiza o monitoramento dos dados de desmatamento e queimadas, frisando a importância da cooperação internacional, também, para garantir meios para uma pronta resposta aos ilícitos ambientais em campo. Para ele, a visita do governante é de suma importância para a pauta ambiental do Estado.

“A presença do presidente alemão em nosso Estado, sobretudo no nosso Centro de Monitoramento, mostra que o protagonismo da pauta ambiental voltou a ter a importância que merece. É claro que aproveitamos a oportunidade para mostrar os gargalos que dificultam nosso trabalho, esperando assim que sejamos beneficiados de alguma forma com essa visita”, salientou Valente.

Profloram

O governo alemão apoia projetos de proteção ambiental na Amazônia desde a década de 1990. Nos últimos cinco anos, mais de R$130 milhões foram investidos em ações executadas por meio do Governo do Amazonas.

Uma das ações mais contundentes é o Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical do Estado do Amazonas (Profloram), que resultou na construção da nova sede da Sema, além de quatro Centros Multifuncionais para descentralização das atividades ambientais, em Parintins, Boca do Acre, Humaitá e Apuí.

A segunda fase do Profloram incluiu, também, a remuneração inédita de mais de 230 brigadistas florestais em 12 municípios prioritários, para auxiliar no combate às queimadas no interior do Estado, além de aquisições permanentes para estruturação de brigadas municipais e equipamentos para monitoramento aéreo ambiental.

A cooperação com a Alemanha também viabilizou a realização do projeto Roça Sem Queima, que implementou unidades demonstrativas de roçado sem uso do fogo em sete Unidades de Conservação Estaduais, com ações de incentivo comunitário à agroecologia e sistemas produtivos sustentáveis.

O projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes – ASL) também recebe investimento alemão, no componente referente ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que auxilia a gestão de 24 UCs sob gestão do Estado.

(*) Com informações da Assessoria