Nove governadores da Amazônia Legal tomam posse neste domingo, 1° de janeiro

Governadores eleitos para a Amazônia (Mateus Moura/ REVISTA CENARIUM)

01 de janeiro de 2023

17:01

Gabriel Abreu – Da Agência

MANAUS – O primeiro dia do ano ficará marcado pela posse dos nove governadores da Amazônia Legal para o novo mandato. Os mandatários foram eleitos ou reeleitos no dia 2 ou 30 de outubro de 2022, primeiro e segundo turno das eleições gerais brasileiras. Quatro governadores tomaram posse ainda na manhã, outros cinco tomarão posse a tarde deste domingo, 1°.

Um dos chefes do Executivo a tomar posse nesta tarde será o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), em sessão marcada para as 17h, no Teatro Amazonas, um dos principais cartões postais da cidade. A solenidade será para 700 convidados. Wilson será empossado para o segundo mandato.

Amapá

O governador eleito do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), de 50 anos, tomou posse durante as primeiras horas deste domingo, 1° de janeiro, como governador do Estado, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). O governador empossado destacou, em seu discurso, que precisa do apoio da população para a realização de mudanças que almeja fazer na estrutura governamental.

Reafirmamos os pontos como saúde, educação emancipadora, desenvolvimento e geração de renda, segurança pública e o combate à fome e à pobreza. Agradeço a todos que, de alguma forma, nos ajudaram a chegar até aqui. Peço aos amapaenses que nos ajudem a mudar o nosso Estado. Não é uma obra de um homem e governador só, e sim de uma sociedade“, afirmou o governador.

Clécio Luís recebeu a faixa das mãos do, agora, ex-governador Waldez Goés (Reprodução/Redes Sociais)

Acre

O governador reeleito do Acre, Gladson Cameli (PP) e sua vice, Mailza Assis (PP), serão empossados no fim da tarde, às 18h, em sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Em seguida, eles seguem para o Palácio Rio Branco onde devem fazer o pronunciamento, receber a faixa, e também empossar os novos secretários. 

Gladson Cameli recebeu o diploma que o reconduzirá ao cargo de governador pelos próximos quatro anos (Diego Gurgel/Secom)

Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União), dará posse ao governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União), e ao vice-governador, Tadeu de Souza (Avante). A solenidade que acontece, neste domingo, no Teatro Amazonas, a partir das 17h.

Vice-governador eleito, Tadeu de Souza (Avante), e o governador reeleito, Wilson Lima (União), são diplomados pelo TRE-AM (Divulgação)

A chegada do governador está prevista para as 16h50. Na entrada principal do prédio, ao lado do vice-governador, ele será recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade, que os conduzirá a uma sala do teatro onde aguardarão o início da cerimônia.

Mato Grosso

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União), e o vice, Otaviano Pivetta, será empossado neste domingo, às 17h, no horário local, na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Mauro Mendes assume, neste 1° de janeiro de 2023, o comando do Poder Executivo de Mato Grosso. Ele é o 56° governador do Estado, conquistando a cadeira de comandante do Palácio Paiaguás.

Mauro Mendes durante cerimônia de diplomação (Divulgação)

Maranhão

No Maranhão, Carlos Brandão (PSB) e Felipe Camarão (PT), respectivamente, governador e vice-governador, tomaram posse durante sessão solene que aconteceu no plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em São Luís.

O governador afirmou que a principal bandeira do seu governo será a educação. O governador reforçou que o Estado deve ampliar os investimentos na infraestrutura, nas áreas sociais e na segurança alimentar.

Carlos Brandão (PSB) toma posse como governador reeleito do Maranhão (Matheus Soares/Grupo Mirante)

“O nosso governo é de continuidade, mas com avanços. Naturalmente, ainda tem muita coisa para ser feita, mas nós temos que seguir fortalecendo a educação. A educação é a única maneira da gente mudar a vida das pessoas. Precisamos também investir na infraestrutura, no social, na segurança alimentar. Em todas as áreas precisamos ampliar. Educação, eu diria, será o carro-chefe da nossa gestão, mas sem esquecer as demais áreas“, afirmou o governador.

Pará

No Pará, o governador reeleito Helder Barbalho (MDB), e sua vice, Hanna Ghassan, tomaram posse, oficialmente, durante cerimônia, no plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém. Helder Barbalho afirmou, no seu primeiro discurso como governador reeleito, que o Pará não pode mais “permitir que ilegalidade ambiental seja prática de costume e da cultura do uso da terra”.

Helder Barbalho foi empossado para mais quatro anos como governador do Pará (Thiago Gomes/O Liberal)

Sabemos que este modelo incrementado nos anos iniciais de nossa gestão avançou o Estado do Pará ao protagonismo nacional e internacional. Não podemos recuar, pois o mundo nos olha. O mundo aprecia aqueles que estão dispostos a liderar esse novo modelo”, afirmou Barbalho.

Rondônia

Reeleito para segundo mandato à frente do Poder Executivo de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União) irá tomar posse ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves. A cerimônia de posse está marcada para a partir das 15h, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. Marcos Rocha nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Rondônia quando tinha 21 anos. Atualmente, com 54 anos, ele tem quatro filhos e é casado com Luana Oliveira Santos.

Governador Coronel Marcos Rocha foi diplomado no dia 15 de dezembro (Divulgação)

Roraima

Antonio Denarium (Progressistas) e Edilson Damião (Republicanos), governador e vice, irão tomar posse na manhã deste domingo, em uma solenidade na Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr), às 17h, depois, às 19h, participa de uma cerimônia simbólica onde recebe a faixa de governador na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, sede do Executivo estadual.

Reeleito, governador Antonio Denarium é diplomado pelo TRE-RR (Divulgação/Secom)

Tocantins

No Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) tomou posse, na manhã deste domingo, para o segundo mandato, durante sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto). Ele prestou juramento à Constituição e assinou o termo de posse junto com o vice, Laurez Moreira (PDT).

Eu queria dizer aos senhores que nós compreendemos as razões ideológicas, mas não comungamos com todas elas. Eu votei em um candidato a presidente, mas eu tenho que conviver e conviver bem com o escolhido pela maioria dos brasileiros. Eu não quero e não vou prejudicar o Estado do Tocantins e os tocantinenses por falta de boa convivência. Vou continuar batendo à porta de todos“, afirmou o governador durante o discurso.

Wanderlei Barbosa recebe a faixa de governador do Tocantins (Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins)