Onda de calor chega ao Brasil e temperaturas podem superar 45°C

Calor pode superar 45°C em algumas cidades do Brasil (Reprodução/Internet)

08 de novembro de 2023

23:11

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Uma onda de calor histórica vai chegar ao Brasil e pode superar os 45°C. É o que aponta o alerta da MetSul Meteorologia, emitido nesta quarta-feira, 8. Pelo menos sete cidades do País já registram altas temperaturas, que devem se intensificar no fim de semana, com marcas de 10°C a 15°C acima da média climatológica em algumas áreas.

Na Região Centro-Oeste, cinco municípios marcaram acima dos 40°₢ nesta tarde: Porto Murtinho (MS) – 42,6°C; Corumbá (MS) – 41,2°C; Água Clara (MS) – 40,5°C; Aquidauana (MS) – 40,3°C e Coxim (MS): 40,2°C. No Nordeste, foram dois: Jaguaribe (CE) – 40,6°C e Castelo do Piauí (PI) – 40,6°C. O serviço de meteorologia informou que a onda de calor está nos estágios iniciais e tende a ganhar força no sábado, 11.

“O calor mais extremo, inicialmente, atinge áreas do Centro-Oeste, como nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira, 10, o calor mais intenso vai se concentrar no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, mas a partir do fim de semana a massa de ar quente se amplia e as máximas muito altas passam a alcançar mais áreas”, diz o alerta.

MetSul Meteorologia alerta para onda de calor no Brasil (Reprodução/MetSul)

De acordo com a meteorologista da MetSul Estael Sias, esse é o terceiro mês consecutivo, neste ano, que o País enfrenta uma onda de calor intensa, excepcional, e, desta vez, com período prolongado. A especialista alerta para que a população fique atenta aos riscos e prejuízos, principalmente, no setor agrícola.

“Nos próximos dias teremos uma cúpula de calor. Temos que imaginar uma enorme massa de ar seco em que temos uma condição de baixa umidade, solo ressecado, o que deixa o ar mais quente e provoca um ressecamento maior. É como um ciclo fechado que vai se alimentando. Esse ciclo só é quebrado quando chega um evento de chuva importante e traz umidade”, explica Sias em vídeo no Youtube.

Ano mais quente

Um estudo realizado pela Escola de Ciências Atmosféricas da Universidade Sun Yat-sen, na China, apontou que o ano de 2023 pode ser um dos anos mais quentes da história. Altas temperaturas foram registradas nos anos de 2016 e 2023.

A previsão é aplicada a diversas partes do mundo e traz como exemplos as ondas de calor fora de época, no Brasil, e temperaturas perto de 50°C na Europa, além de incêndios florestais que atingem uma série de países, como o Canadá e a Argentina.

A informação remete ao alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os efeitos das mudanças climáticas. Na análise da ONU, o mundo saiu da era do aquecimento global para entrar na era da ebulição global.

Leia mais: Onda de calor: Estados da Amazônia podem registrar temperaturas acima dos 40 °C
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga