Parintins no AM e Santarém no PA estão entre as 26 cidades mais felizes do Brasil

Parintins (foto) e Santarém, estão entre as 26 cidades mais felizes do país em 2020. (Reprodução/internet)

31 de outubro de 2020

19:10

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – As cidades de Santarém no Pará e Parintins no Amazonas, estão entre as 26 cidades mais felizes do país em 2020, de acordo com a Revista Bula. A pesquisa foi realizada nos 26 estados da federação e apontou uma cidade para cada ente federado, que atende aos requisitos elencados pelo levantamento.

O resultado levou em consideração quatro pesquisas recentes, que juntas formam um conjunto de informações que servem como balizadores para se obter o resultado final da pesquisa: o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Os dados são o de educação do Ranking Connected Smart Cities 2020, da Urban Systems; o Atlas da Violência 2019, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revelou os municípios com maior renda média mensal do país.

Sorriso na cara

A parintinense Cáritas Vaz não ficou surpresa com a informação, que segunda ela, é a mais pura verdade. “Como não ser feliz em uma terra que você tem um tacacá delicioso, um rio majestoso, um pôr do sol incrível, a festa folclórica mais linda do mundo?”, questionou. “Isso só podia ser em Parintins”, exaltou.

De acordo com ela, Parintins é um resumo do Amazonas em cada rua e esquina da cidade. “Parintins é um pouco de todo o Amazonas, tem a fé do povo amazonense, tem a cultura musical e a poesia, tem as riquezas naturais e a urbanidade de cidade e principalmente: tem a força, a criatividade e o talento do povo do norte”, enalteceu.

Questionada se Parintins não apresenta problemas ou situações questionáveis, ela respondeu. “Toda cidade tem problemas, é natural, mas, o que faz de Parintins diferente, é que é um lugar mágico, com um povo surpreendentemente criativo”, elencou. “É um universo único dentro de uma cidade encantada”, descreveu.

Para a santarena Dayana Santos, Santarém tem motivos para ser uma cidade feliz sim. “Os pontos turísticos são maravilhosos, fora a hospitalidade que oferecem próximos a quem visita”, comentou a paraense.

De acordo com Dayana, as belezas de Santarém são inúmeras mas, existem duas imbatíveis.”As praias e o por do sol”, classificou ela.

Mesmo com os problemas naturais de qualquer município brasileiro, Dayana Santos, se orgulhou das origens. “Somos um povo hospitaleiro e educado que gostamos de receber turistas e falar sobre a cultura que nossa cidade representa”, finalizou.