Parlamentares do AM declaram apoio à reeleição de Roberto Cidade para Presidência da Aleam

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (Arte: Thiago Alencar)

09 de novembro de 2022

21:11

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A recondução do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) à Presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ganha forte adesão de parlamentares de partidos que compõem as bancadas da casa. Entre os que já declararam apoio ao parlamentar estão: Sinésio Campos (PT), Alessandra Campelo (PSC), Felipe Souza (Patriota), Joana Darc (União Brasil) e Carlinhos Bessa (PV).

A eleição para a Presidência vai ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2023 e elegerá a diretoria da Aleam para o biênio 2023-2024. Atualmente, Cidade ocupa a cadeira de presidente da assembleia. Campelo, que foi reeleita deputada estadual neste ano, destacou o trabalho do colega à frente da Casa Legislativa. “O Roberto, como presidente, foi uma pessoa conciliadora, deu todas as condições para que os deputados pudessem exercer o seu trabalho“, disse.

A deputada estadual Alessandra Campelo. (Divulgação)

Felipe Souza também exaltou o trabalho feito por Cidade como presidente da Aleam, dizendo que o amigo pode contar com seu apoio no próximo mandato. “Você é um grande presidente. Tem feito um grande trabalho e merece ser reconduzido ao cargo. Conte comigo!”, declarou o deputado estadual.

Felipe Souza, do Patriota, foi outro parlamentar que anunciou voto em Cidade. (Reprodução)

Outro que também “entrou no barco” de Roberto Cidade foi o deputado Carlinhos Bessa. “Tô passando aqui para declarar meu voto no deputado Roberto Cidade para presidente do biênio 2023 da Assembleia Legislativa do nosso Estado, assim como votarei dia 1º de fevereiro de 2023”, declarou Carlinhos Bessa.

O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) gravou um vídeo declarando voto em Roberto Cidade (Reprodução)

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado estadual Sinésio Campos, também declarou apoio à reeleição do candidato Roberto Cidade. “Com a experiência que eu tenho nesta Casa, eu tenho certeza que o melhor nome para continuar presidindo esta Casa é o Roberto Cidade”, disse Sinésio, afirmando que o atual presidente é o nome mais cotado para assumir o cargo.

O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) gravou um vídeo declarando voto em Roberto Cidade (Reprodução)

Os deputados Abdala Fraxe (Avante), João Luiz (Republicanos), Adjuto Afonto (União Brasil) e Delegado Péricles (PL) também anteciparam o voto, assim como a deputada Joana Darc (União Brasil) foi mais uma parlamentar que se somou ao time de apoiadores.

Eu não votei no atual presidente Roberto Cidade, na última eleição, aliás, foi uma eleição muito tumultuada, mas, hoje, eu consigo reconhecer que ele tem feito um bom mandato como presidente“, afirmou a parlamentar.

Parlamentar agradeceu

Em nota, Roberto Cidade agradeceu os apoios recebidos até o momento e fez uma análise da conjuntura política e dos horizontes que se avizinham no parlamento estadual. “Estamos vivenciando um processo natural. Começamos a nos preparar para a nova legislatura, ainda vamos receber os dez novos deputados que irão ingressar para a 20ª Legislatura”, declarou.

Ele aproveitou para fazer um balanço de sua atuação como presidente da “casa do povo”. “Como presidente, sempre tentei ser um juiz. O melhor juiz é aquele que não aparece. Os deputados vêm aqui e fazem o seu trabalho, cada um da forma com que acha que deve ser feito“, observou o deputado.

Ele prosseguiu avaliando que caso seja reeleito, continuará a ter a postura conciliadora que marcou sua gestão. “E eu sempre dialogo muito com eles, a gente sempre debate pautas positivas para o Amazonas e a nossa recondução, se assim for feita, será resultado de todo trabalho realizado até aqui. Um reconhecimento da nossa gestão”, finalizou.

Trajetória política

Roberto Cidade iniciou sua vida pública em 2016. Candidatou-se ao cargo de vereador de Manaus pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), pleito no qual obteve 6.285 votos. Nas eleições estaduais de 2018, foi candidato a deputado estadual pelo Partido Verde (PV), alcançando a marca de 33.239 votos, a segunda maior votação do pleito. Foi diplomado e assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2019, na 19ª Legislatura.

Na eleição deste ano, Roberto Cidade foi reeleito para o cargo de deputado estadual com 105.510 votos e se tornou o deputado estadual mais bem votado da história da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Antes dele, a maior votação havia sido alcançada pelo deputado estadual Josué Neto, em 2014, quando ele obteve 60,5 mil votos.