PF combate cadeia da exploração ilegal de madeira no interior do Pará

A investigação teve origem em uma fiscalização conjunta da Polícia Federal com o Ibama, realizada no ano passado (Foto ilustrativa - Semas/Pará)

22 de setembro de 2023

01:09

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – A Polícia Federal (PF) do Pará deu início nesta quinta-feira, 21, à Operação Canguera para combater a exploração ilegal de madeira na região do município de Portel, localizado no arquipélago do Marajó (PA). A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na residência de um casal, em Castanhal, no nordeste paraense.

Agentes na casa dos acusados na manhã desta quinta-feira, 21, em Castanhal (Ascom/PFPA)

De acordo com a PF, a dupla é responsável pela empresa que extraiu e transportou madeira ilegalmente no Marajó no ano de 2022. Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares e documentos, que passarão por análise para a coleta de provas relacionadas ao caso.

A investigação teve origem em uma fiscalização conjunta da Polícia Federal com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizada no ano passado. Na ocasião, os agentes identificaram duas embarcações transportando madeira ilegal de uma área não autorizada, especificamente do igarapé Canguera, que batiza a operação em curso.

Durante a ação, máquinas utilizadas no crime foram destruídas e aparelhos celulares foram apreendidos.

Caso seja confirmada a suspeita de crime, os investigados podem ser condenados a penas de até cinco anos de prisão, de acordo com a legislação vigente.

Leia mais: Polícia Militar do Pará abre concurso público com 4 mil vagas; saiba como se inscrever
Editado por Jefferson Ramos
Revisão por Gustavo Gilona