PF cumpre mandados em operação contra esquema de contrabando de ouro em RR

A operação tem como objetivo desmantelar um esquema que teria movimentado cerca de R$ 40 milhões (Reprodução/Internet)

22 de março de 2023

13:03

Bianca Diniz – Da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – A Polícia Federal (PF) está cumprindo na manhã desta quarta-feira, 22, três mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de bens, contra suspeitos de receberem dinheiro proveniente da compra de ouro ilegal na Venezuela e contrabandear a mercadoria para Roraima, no Brasil. A operação, chamada de Lotis Auro, tem como objetivo desmantelar um esquema que teria movimentado cerca de R$ 40 milhões.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal de Roraima, e a ação é um desdobramento da investigação iniciada pela Operação Hespérides, realizada em 2019. Segundo a PF, os investigados teriam envolvimento com uma empresa de fachada que era usada para movimentar valores da compra e venda de ouro contrabandeado do país vizinho.

A expressão Lotis Auro, em latim, significa “ouro lavado”, em referência à prática criminosa de dar aparência lícita ao dinheiro proveniente do contrabando de ouro por meio da lavagem de dinheiro. De acordo com as autoridades, os alvos identificados durante as investigações da operação Hespérides estariam envolvidos nesse esquema.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. A operação contou com a participação de 30 policiais federais, além de auditores da Receita Federal.

Assista vídeo da operação da PF: