Polícia Federal investiga possível artefato explosivo no aeroporto de Belém

Aeroporto Internacional de Belém (Reprodução/Infraero)

12 de junho de 2023

11:06

Daleth Oliveira – Da Agência Amazônia

BELÉM (PA) – A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar a suspeita de um artefato explosivo em uma mala encontrada no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará. A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, no sábado, 10, e, segundo informações divulgadas pela PF neste domingo, 11, as investigações estão em andamento e sob sigilo.

A companhia aérea Azul, que acionou a PF, informou que a mala pertencia a um passageiro que não compareceu ao voo e que a ocorrência não causou transtornos nas operações da empresa. “A Azul informa que, após identificar uma bagagem suspeita em sua aeronave, pertencente a um cliente faltante, acionou imediatamente a Polícia Federal, que realizou as ações necessárias. A medida não impactou nenhum voo da companhia.”, declarou em comunicado.

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar auxiliou na manipulação, remoção e identificação dos artefatos encontrados, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que não divulgou mais detalhes sobre o caso.

Sem riscos

Nas redes sociais, o ministro Flávio Dino esclareceu que os procedimentos técnicos necessários foram realizados, garantindo que o aeroporto da capital paraense está seguro para os usuários.

“A Polícia Federal está investigando uma ocorrência relacionada a um possível artefato explosivo no Aeroporto Internacional de Belém. Todos os procedimentos técnicos foram concluídos e não há risco atual. As imagens do sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV) foram coletadas. A mala passou por perícia papiloscópica. Agradecemos a colaboração do governo do Pará”.

A Polícia Federal e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não detalharam as medidas adotadas no momento da ameaça e após a ocorrência.