Prefeito de Boa Vista confirma pré-candidatura à reeleição em 2024

À esquerda, o prefeito de Boa Vista e candidato à reeleição, Arthur Henrique, e à direita o ex-senador Romero Jucá (Divulgação/Assessoria/Romero Jucá)

23 de agosto de 2023

20:08

Winicyus Gonçalves – Da Agência Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, foi confirmado oficialmente pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como pré-candidato do partido à reeleição em 2024 na capital. A pré-candidatura era esperada nos bastidores políticos, sendo vista como fundamental pelo MDB para manter a liderança do partido no comando da prefeitura da capital de Roraima.

A prefeitura de Boa Vista é administrada por emedebistas desde 2013. Antes de Arthur Henrique, a ex-prefeita Teresa Surita (MDB) foi prefeita por dois mandatos. Nenhum outro grupo político ficou à frente do Executivo por tanto tempo, e para o diretório nacional do partido é necessário manter todas as capitais sob o comando, entre essas, a capital roraimense.

Liderado pelo ex-senador Romero Jucá e pela ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita, o MDB não quer abrir mão do protagonismo no jogo político em Roraima. Para o cientista político Roberto Ramos, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a eleição de Arthur em Boa Vista se tornou prioritária para o MDB também por outros aspectos.

“Com a vitória de “Denarium” [Antonio Denarium, governador de Roraima], ano passado, e a manutenção da influência do grupo político do governador, a grande maioria da Assembleia, hoje, faz parte da base do governo. A prefeitura de Boa Vista se tornou o único espaço de poder para o MDB, o grupo de Jucá [Romero Jucá, ex-senador], se articular de forma efetiva. Essa eleição de 2024 vai ser fundamental para que o MDB, no Estado, consiga manter capital político com foco nas eleições de 2026″, avalia o cientista.

Da esquerda para a direita, o vereador de Boa Vista, Bruno Perez, a deputada federal Helena Lima, a secretária municipal de Saúde de Boa Vista, Regiane Matos, a secretária-geral do MDB em Roraima, Rosilene Brito, a secretária adjunta do MDB em Roraima, Francisca Araújo, e o ex-senador e presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá (Divulgação/Assessoria/MDB Roraima)
Avaliação interna

A pré-candidatura de Arthur foi confirmada no último domingo, 20, durante as eleições que reconduziram a nova mesa diretora do MDB em Roraima. Arthur Henrique afirmou que quer continuar como prefeito da capital com o apoio do diretório estadual. “A vontade é de seguir no trabalho. Tenho apoio do partido para que isso aconteça e espero contar com o apoio da população, que é o mais importante de tudo”, afirmou.


Reconduzido como presidente estadual do MDB até 2025, o ex-senador Romero Jucá confirma que não apoiar a reeleição do prefeito seria um “contrassenso”. “O Arthur está fazendo um grande trabalho, é sério, é leal, é comprometido e tem todo o nosso apoio”, disse. “Não é porque o Arthur é o nosso candidato a prefeito que a gente não quer outros partidos o apoiando também”, completou.


O prefeito Arthur tem prestígio com a população de Boa Vista. De acordo com pesquisa do Instituto Veritá, divulgada no dia 6 de agosto, o prefeito está entre os chefes do Executivo que tem melhor taxa de aprovação entre as capitais. A pesquisa apontou que 91% dos boavistenses avaliam a gestão atual como ótima ou boa. Os prefeitos de Macapá, Antônio Furlan (Podemos), e de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), completam a lista de melhores avaliações, conforme o levantamento.


Adversários


O desafio será vencer o candidato a ser definido pelo grupo político do atual governador de Roraima, Antonio “Denarium” (Progressistas) e do senador Mecias de Jesus (Republicanos). Apesar do nome ainda não estar definido de forma oficial, existe a possibilidade de que o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos), seja o escolhido para a candidatura pelo grupo do governo.


“Essa eleição de 2024 também vai ser importante para “Denarium” e Mecias como forma de ampliar capital político e comandar o governo, a Assembleia e a prefeitura. Conseguir ter tanto poder é fundamental, principalmente, para um Estado como o nosso, em que a economia depende muito da administração pública. Mas o grande desafio será conseguir fazer um candidato que seja competitivo o suficiente para enfrentar um partido que está no poder há tanto tempo”, complementa.


O atual chefe do Executivo na capital de Roraima é o primeiro a demonstrar de forma pública o interesse em disputar o pleito no ano que vem. Além de Arthur e o candidato da situação, em Roraima, outros quatro partidos articulam candidaturas próprias. O Partido Liberal (PL), atual sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, trabalha para ter um candidato próprio a ser escolhido internamente. Outro possível pré-candidato é o deputado federal Nicoletti (União Brasil), que está cotado pelo diretório nacional do partido. Outros dois nomes que preparam candidaturas são o advogado Gustavo Hugo (Rede) e o auditor fiscal Ozeas Colares (Novo).