Prefeito de Manaus anuncia calamidade pública após deslizamento de barranco

Deslizamento de barranco deixa oito mortos em Manaus (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

13 de março de 2023

11:03

Ívina Garcia e Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na manhã desta segunda-feira, 13, a publicação do decreto de calamidade pública, após um deslizamento de barranco que atingiu 11 casas e deixou oito pessoas mortas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

O deslizamento aconteceu por volta das 22h desse domingo, 12, após fortes chuvas atingirem a capital durante todo o dia. Segundo a Defesa Civil do município, a média de chuva nas últimas 24 horas foram de 97,2 milímetros (mm), a média prevista para março é de 251 mm. Na zona Leste, área onde ocorreu a tragédia, foram registrados 102,6 mm de chuva.

Deslizamento deixou oito pessoas mortas no Amazonas (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

A situação de calamidade pública é decretada para tornar mais célere a alocação de recursos emergenciais para situações de danos à saúde pública. No anúncio, o prefeito de Manaus também informou que está em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Amanhã, tenho uma audiência com o presidente Lula, conseguimos por meio do senador Omar Aziz. Nós já tínhamos essa reunião marcada por meio da Frente Nacional dos Prefeitos, mas ele vai me receber pessoalmente”, informou.

(*) Mais informações em instantes