Prefeito de Tonantins é visto usando carro oficial em situação particular

Em primeiro plano, o prefeito de Tonantins, Francisco Sales. Ao fundo, fotografias do veículo oficial supostamente utilizado para fins particulares (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)

27 de fevereiro de 2024

13:02

Ricardo Chaves – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O prefeito do município de Tonantins, Francisco Sales de Oliveira (Republicanos), e seu chefe de gabinete, Paulo da Silva Costa, foram flagrados por moradores da cidade, localizada a 865 quilômetros de Manaus, usando um veículo oficial para fins particulares. Em uma das situações, o carro que deveria ser utilizado pela Defesa Civil da cidade foi flagrado em uma das empresas do chefe do Executivo. Imagens mostram tentativa de esconder adesivo com marca da prefeitura para fazer uso particular do veículo.

Adquirido em 2017 por meio de recursos da União, o carro modelo Fiat Toro, de placa QZX2A75, deveria ser operado somente para atividades do programa Calha Norte, do Ministério da Defesa. Moradores consultados pela REVISTA CENARIUM afirmam que, pelo menos nos últimos dois anos, o veículo é usado para o transporte diário do prefeito.

A reportagem teve acesso às imagens que mostram o político em um estabelecimento comercial que, de acordo com os moradores de Tonantins, é uma olaria na qual o prefeito é proprietário. A foto mostra o chefe do Executivo municipal sem camisa ao lado do utilitário. 

O prefeito de Tonantins, Francisco Sales, com o veículo oficial da prefeitura em um estabelecimento de sua propriedade (Reprodução)

O veículo é fruto de uma emenda parlamentar da ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e custou aos cofres públicos R$156.361,00. Na justificativa para aquisição da pick-up, consta que o objetivo seria facilitar o acesso às comunidades rurais, além da locomoção no município em atividades do programa.

“Há comunidades de difícil acesso por estrada vicinal onde só é viável transitar com carros utilitários que permita levar material e mantimentos para a população necessitada”, diz justificativa feita ao Ministério da Defesa pelo município.

(Reprodução/Transferegov)

O carro contém o adesivo do programa Calha Norte e demais informações. A identificação tem estampada a marca da prefeitura, do próprio programa, além do número do convênio, e deixa expressamente claro que o veículo é para “uso exclusivo em serviço”. 

Identificação do programa Calha Norte no veículo adquirido com recursos do programa (Reprodução)
Omissão de marca oficial

Outras imagens mostram o carro na residência do prefeito, dessa vez, com o adesivo rasurado em uma das portas laterais. Existem outros registros que mostram o veículo sendo usado fora do expediente e para fins particulares do gestor municipal e dos filhos dele. 

Veículo em frente à casa do prefeito de Tonantins, Francisco Sales (Reprodução)

Em outro momento, o carro foi flagrado estacionado em frente a um comércio que tem a filha do prefeito, Karina de Souza Oliveira, como proprietária.

Veículo em frente à casa da filha do prefeito. A foto mostra que o adesivo foi omitido com algo similar a um papel (Reprodução)

Nota-se que o carro está com um papel branco, cobrindo o adesivo do programa Calha Norte. Veja a seguir.

O documento, que traz a justificativa para a destinação do veículo à cidade, diz ainda que o utilitário ficaria a serviço da Defesa Civil de Tonantins. Um registro realizado por um morador mostra que servidores do órgão realizam o trabalho diário em uma carroça improvisada. 

Papel improvisado esconde adesivo de convênio com o programa Calha Norte (Reprodução)
Servidores da Defesa Civil de Tonantins levando materiais de forma improvisada em veículo (Reprodução)
Uso particular de chefe de gabinete 

O chefe de gabinete do prefeito, Paulo da Silva Costa, também foi flagrado supostamente utilizando a pick-up para fins particulares. A imagem ao qual a CENARIUM teve acesso flagra o servidor público com o veículo em frente à residência dele.

Chefe de gabinete do prefeito de Tonantins, Paulo da Silva Costa (Reprodução)

O que chama a atenção é que o adesivo de identificação do programa Calha Norte foi retirado das laterais do carro, apesar das imagens mostrarem a placa QZX2A75, a mesma que pertence a pick-up comprada com recursos da União, o que comprova que se trata do mesmo veículo.

Veículo em frente à casa do chefe de gabinete do prefeito. Imagem mostra que o adesivo foi retirado (Reprodução)

A reportagem buscou contato com o chefe de gabinete por meio do número 92 XXXXX-XX98. O servidor não respondeu aos questionamentos se ele e o prefeito utilizavam o veículo durante o expediente de trabalho ou de maneira oficial no momento dos registros realizados pelos moradores.

Paulo da Silva Costa se limitou a dizer que “o prefeito é empresário e sempre teve carro”, mas não disse o que o gestor fazia com o veículo em um estabelecimento em que é proprietário. Também não respondeu o motivo de a pick-up não estar sendo usada pela Defesa Civil de Tonantins para atendimento à população.

Leia mais: Casal ostentação: Prefeito de Tonantins usa aparato público e promove festa luxuosa para primeira-dama
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga