Prefeitura de Manaus vai remover pintura em pedras portuguesas de calçadão da Ponta Negra

Prefeitura de Manaus realiza obras de implantação de ciclovia no calçadão da Ponta Negra (Reprodução/Internet)

23 de outubro de 2023

11:10

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus afirmou, na tarde deste domingo, 22, que considerou o debate público sobre a pintura de uma ciclofaixa no calçadão do Complexo Turístico da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, revestido por pedras portuguesas, e vai remover toda extensão da pista ciclável. A manifestação ocorreu após um vídeo com críticas à obra repercutir nas redes sociais e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) emitir nota de repúdio.

De acordo com comunicado da gestão municipal, no lugar da tinta, o projeto vai ser refeito com o mesmo revestimento da área, só que na cor vermelha. A pedra portuguesa é usada em lugares históricos de Manaus, a exemplo do Largo São Sebastião, no centro da capital amazonense, que inspirou as famosas listras do Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Pedras portuguesas colocadas de forma manual no Complexo Turístico da Ponta Negra (Reprodução/Arquivo/Semcom-Manaus)

A nota também esclarece que o projeto de construção de 3,6 quilômetros da ciclofaixa segue parâmetros definidos junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). “Mediante debate público acerca da pintura das pedras portuguesas, em etapa final da obra, a pasta considera relevante os pontos levantados pela sociedade civil e organizada e defere uma readequação do projeto inicial”, diz.

Ainda na tarde deste domingo, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, esteve no local e explicou que a mudança no projeto não vai aumentar o orçamento previsto para a obra. “Contactamos a empresa terceirizada que vai tirar e substituir por pedras portuguesas da cor adequada, sem ônus para o município”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

Repercussão

Após a pintura das pedras portuguesas repercutir nas redes sociais na noite de sábado, 21, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) e entidades de arquitetos e urbanistas do Estado emitiram manifestação pública para expor indignação em relação à obra executada pela Prefeitura de Manaus.

“Consideramos essa intervenção inadequada e desrespeitosa com o patrimônio histórico-cultural da nossa cidade. Ressaltamos que intervenções desse tipo devem ser realizadas com o devido estudo técnico, levando em consideração aspectos estéticos, históricos e, principalmente, respeitando os direitos autorais de quem tecnicamente idealizou”, diz nota da CAU-AM.

A entidade exigiu reparação da obra e adoção de medidas para recuperação do calçadão do complexo turístico, sob pena de “tornar-se o dano irreversível”.

Leia mais: Prefeito de Manaus anuncia interdição da praia da Ponta Negra por 90 dias
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga