Presidente da ALE-RR acusa governo estadual de espionagem e ‘rompe’ com Denarium

Soldado Sampaio (a esq) e Antonio Denarium (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)

07 de abril de 2024

15:04

Jacildo Bezerra – Da Agência Cenarium

BOA VISTA (RR) – O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), anunciou no sábado, 6, o rompimento político com o governador Antonio Denarium (Progressistas), justificando, entre outros pontos, a descoberta de espionagem feita pelo governo estadual contra integrantes do parlamento e o desrespeito às bases políticas pelo governador.

No documento, Sampaio lembrou que a parceria política existia desde o segundo turno das eleições de 2018 e que ele deu apoio “total e irrestrito” às ações do Governo Denarium. Segundo o presidente da assembleia, o governo estadual usou o serviço de inteligência contra os membros da Casa Legislativa e minou a base política de Sampaio.

Um dos fatores que motivaram essa minha decisão foi o uso do serviço de inteligência para espionar membros do Parlamento Estadual, fato este que compromete qualquer relação de fidelidade e de respeito entre parceiros que comungam dos mesmos ideais“, disse. “Além da forma desrespeitosa nas composições das pré-candidaturas para as eleições municipais, minando minha base política, num total desrespeito a nossa parceria. E, como bem aprendi com meu pai, tudo na vida tem limite“.

Leia também: Carta aberta denuncia descaso do Governo de Roraima diante de queimadas e seca severa
O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Divulgação/ALE-RR)

Soldado Sampaio declarou ainda que, apesar do rompimento, não fará nenhuma ação, como presidente da ALE-RR, para prejudicar o desenvolvimento econômico e social de Roraima.

Contudo, esclareço que continuarei com o meu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Estado de Roraima, não realizando nenhuma ação à frente do Poder Legislativo Estadual que prejudique esse compromisso, mantendo a prática de uma política saudável que me é peculiar. Vida que segue!“, finalizou.

Leia também: Diocese de Roraima emite nota após tentativa de Padre Kelmon em realizar missa
Nota divulgada por Soldado Sampaio (Reprodução)

Também em nota, Antonio Denarium disse ter recebido o desligamento do deputado da base do governo e que em nenhum momento concordou com a atitude, deixando claro que “o rompimento seria uma decisão unilateral do deputado“.

“Em nenhum momento concordei com essa atitude, deixando claro que o rompimento seria uma decisão unilateral do deputado. Como governador, não é meu desejo romper, nem com o deputado ou com nenhum representante do povo, que nos confiou os votos para administrarmos melhor nosso Estado, como venho fazendo há quase seis anos”, declarou o governador.

Denarium disse ainda não ter afrontado ou não cumprido com os compromissos firmados e que sempre respeitou a harmonia entre os poderes. O governador alegou não ter promovido nenhuma interferência nas gestões.

Como governador de Roraima, mantenho minha parceria de trabalho e compromissos com o desenvolvimento do Estado como sempre tive com todos os deputados estaduais. Um clima para se obter pacificação no relacionamento e resultados positivos, sempre pensando na população”, enfatizou.

Assessores do presidente ouvidos pela REVISTA CENARIUM afirmaram que a ruptura coloca em “xeque” o projeto do governador de eleger a candidata Catarina Guerra para a Prefeitura de Boa Vista, cidade que possui o maior eleitorado de Roraima. Sampaio era um dos maiores apoiadores do projeto de Denarium para as eleições de 2024. Segundo essa fonte, o presidente ainda não se decidiu quanto a possíveis movimentos dentro do tabuleiro das eleições de 2024.

Nota divulgada pelo governador Antonio Denarium (Reprodução)

Leia a nota de Soldado Sampaio na íntegra:

Venho por meio desta, informar para a sociedade roraimense que – na data de hoje, 06/04, oficializo o meu rompimento político com o governador Antonio Denarium, em função de alguns acontecimentos ocorridos nos últimos dias que tornaram insustentável essa parceria existente desde o segundo turno das eleições de 2018.

A sociedade roraimense tem conhecimento do meu comprometimento e lealdade inquestionável ao governador Antonio Denarium, sempre dando total e irrestrito apoio para todas as ações do governo do estado e garantindo a governabilidade, até mesmo nos piores momentos da gestão.

Um dos fatores que motivaram essa minha decisão foi o uso do serviço de inteligência para espionar membros do Parlamento Estadual, fato este que compromete qualquer relação de fidelidade e de respeito entre parceiros que comungam dos mesmos ideais.

Além da forma desrespeitosa nas composições das pré-candidaturas para as eleições municipais, minando minha base política, num total desrespeito a nossa parceria. E, como bem aprendi com meu pai, tudo na vida tem limite.

Por isso, e até mesmo em respeito aos meus pares, afirmo que essa decisão é fruto de uma reflexão coletiva, pois não sou de tomar decisões por impulso emocional e, muito menos, de tomar decisões unilaterais sem ouvir a minha base política e também os meus pares.

Contudo, esclareço que continuarei com o meu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado de Roraima, não realizando nenhuma ação à frente do Poder Legislativo Estadual que prejudique esse compromisso, mantendo a prática de uma política saudável que me é peculiar. Vida que segue!

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona