Presidente da CPI da Saúde será escolhido pela ALE/AM nesta terça-feira

Deputados definirão o nome do presidente da CPI da Saúde na tarde de hoje - (Foto: Reprodução)

26 de maio de 2020

12:05

Carolina Givoni

MANAUS – Deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) voltaram a deliberar ações da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) da Saúde, na manhã desta sexta-feira, 26. O deputado Serafim Correa (PSB) convocou uma sessão virtual, a partir das 15h, para definir o nome de quem será o presidente da CPI, que conduzirá os trabalhos na Comissão.

“Verifiquei que dos membros designados sou o mais idoso, portanto assumirei a presidência transitoriamente para convocar os demais membros para conduzir os demais trabalhos da CPI. Para passar logo essa minha responsabilidade (presidência), para de quem será de direito”, concluiu o parlamentar.

Questionamentos continuam

A Casa também repercutiu questionamentos sobre as escolhas dos membros da CPI, bem como a proporcionalidade da composição dos nomes.

Após a efetivação dos componentes da CPI, os deputados alegam irregularidades na distribuição da base governista e de oposição. A Vice-presidente da Casa, a deputada Alessandra Campelo (MDB), afirmou na segunda-feira, 25, estranhar proporcionalidade dos membros.

“Primeiro, acho estranho que um partido como o Progressistas, que é o maior partido da Casa, não tenha nenhum representante. Segundo, como pode o Governo ter maioria na Casa e só ter o Dr. Gomes (PSC) na CPI? É no mínimo estranho”, questionou.

Belarmino Lins (PP) foi além e questionou ao presidente da Casa, Josué Neto (PRTB), sobre qual regra foi aplicada para adotar a representatividade parlamentar na CPI.

O deputado alega que o PP possui três representantes na ALE/AM, onde as lideranças possuem 17 deputados, sendo 12 líderes de situação e 5 de oposição.

“Como o grupo oposição, em minoria na Casa, detém quatro representantes na comissão? Sendo que a base é representada apenas pelo deputado Dr. Gomes (PSC)? Qual é a relação utilizada para quem figura mais com menos representantes, ter maioria na CPI?”, questiona o parlamentar.

Deputado diz ter sido “pego de surpresa”

Felipe Souza (Patriota) disse ter sido pego de surpresa pela confirmação dos nomes na edição nº 1.498 do Diário Oficial Legislativo (DOL), desta segunda-feira, 25.

“Fui surpreendido com a formação da CPI. Na quarta fui escolhido e votado pelos colegas como membro da Comissão. Estava aguardando meu nome estar na homologação do Diário Oficial. Isso já aconteceu em outra ocasião e gostaria que esse ‘erro’ fosse retificado”, explicou. O parlamentar ainda disse que vai entrar com uma ação por conta da escolha dos membros da CPI.

Até o fechamento da matéria, o presidente da ALE/AM ainda não havia se manisfestado, em sessão, sobre a composição da CPI. A solicitação também foi feita para que posteriormente, o deputado se manisfeste por meio da assessoria de comunicação dele.