Procon-AM suspende vendas de ingressos para Festival de Parintins 2023 após falha no sistema da Amazon Best

O festival folclórico de Parintins é considerado o maior evento folclórico do Brasil e um dos maiores do mundo (Reprodução/Agência Brasil)

25 de janeiro de 2023

20:01

Mencius Melo – Da Agência Amazônia

MANAUS – O primeiro dia de abertura de vendas dos ingressos para o 56° Festival Folclórico de Parintins foi marcado por desentendimentos, confusão e a participação de agentes do Procon-AM e da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Tudo por que segundo consumidores, ocorreu problema no sistema que disponibilizou acesso on-line para a venda dos passaportes, obrigando-os a ir até a sede da Amazon Best, localizada na rua Nova Prata, n° 225, Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças.

Todos os anos, à exceção dos dois anos de pandemia, centenas de turistas se deslocam a Parintins para assistir um grande espetáculo de som, cores e luz (Reprodução/SRzd)

Com o deslocamento dos clientes, uma fila se formou, e com clima de chuva e lentidão os ânimos ficaram exaltados. “Lotado, maior confusão, e informaram que estava tendo duplicidade dos lugares, nas vendas, no site e físico. Aí o sistema caiu nos dois e decidiram parar para continuar quando tiver restabelecido”, contou José Maria Monteiro, advogado. Cansado de esperar, ele se retirou: “Deixei meus dados lá para entrarem em contato e fui embora”, declarou.

O compositor João Medeiros relatou o mesmo problema: “O cliente comprava uma cadeira no site e outra pessoa que estava na loja física também podia comprar o mesmo assento, ou seja, duplicidade de vendas com um enorme erro no sistema”, descreveu. “Para piorar, o sistema começou a falhar e o tempo de espera ficou enorme. Disseram que amanhã tudo estará solucionado, mas, não acredito nisso porque, hoje, já foi um caos, amanhã será três vezes pior”, previu com desânimo.

Falha no sistema

Em nota, a Amazon Best informou sobre a falha: “Informamos ainda que, problemas técnicos no sistema de bilhetagem colocaram o site no ar antes da programação, o que gerou inconsistência em algumas informações. E somada à divulgação não oficial fez com que muitas pessoas viessem à Amazon Best na tarde desta quarta-feira, 25, adquirir seus passaportes, o que gerou um grande tumulto e informações desencontradas nas redes sociais”, diz o trecho do comunicado.

Os bois Garantido e Caprichoso são os maiores símbolos culturais do Amazonas e junto com o Círio de Nazaré, em Belém, formam as maiores festas da Amazônia (Reprodução/Pinterest)

Em outro trecho, a empresa orienta para a verificação de conclusão da transação: “Diante do ocorrido, criamos um mecanismo de atendimento prioritário para essas pessoas, e no decorrer desta semana estaremos entrando em contato. Aquelas que, devido à pane, conseguiram adquirir seus passaportes via site, pedimos que verifiquem junto à operadora do cartão se a venda foi, de fato, concluída”, informou.

Procon

Procurado pela AGÊNCIA AMAZÔNIA, o Procon-AM, via assessoria, comunicou: “Estamos aguardando a análise da fiscalização para, então, nos pronunciarmos. A Amazon Best está com problemas no sistema deles de vendas, essa é a análise preliminar, portanto, não podem vender até a estabilização do site”, comunicou a assessoria.