Profissionais da CENARIUM na final do prêmio ‘+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa’

Priscilla Peixoto e Ívina Garcia, jornalistas da Revista Cenarium Amazônia (Eduardo Figueiredo/Revista Cenarium)

21 de setembro de 2023

14:09

Ana Pastana – Da Agência Amazônia

MANAUS – As jornalistas da REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA Ívina Garcia e Priscilla Peixoto foram selecionadas como finalistas do prêmio “+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira“. O prêmio é uma realização do Jornalistas&Cia, em parceria com o 1 Papo Reto, Neo Mundo e a Rede JP.

A escolha foi definida por meio de indicação de internautas, que enviaram ao todo 347 nomes de profissionais para a seleção dos organizadores. Desse montante, 133 jornalistas foram classificados para a última etapa, dividida nas categorias de redação e imagem. Além dos profissionais, 41 veículos jornalísticos entram na disputa em duas modalidades: cobertura geral e plataformas comandadas por profissionais negros(as).

Premiação está com votação aberta até 5 de outubro (Reprodução)

A força desse prêmio pode ser vista nos números desse primeiro turno. Nenhum de nossos prêmios +Admirados teve tanta adesão e repercussão quanto as que vimos nessas últimas duas semanas, num movimento virtuoso de adesões e compartilhamentos”, explica Eduardo Ribeiro, diretor do Jornalistas&Cia.

Para a próxima fase, os eleitores podem escolher seus favoritos no site da premiação do Portal dos Jornalistas, e escolher os melhores por meio de um ranking de 1º ao 5º lugar. Cada posição rende uma pontuação para o selecionado, sendo 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 pontos para o 5º indicado. A partir da somatória dos pontos serão definidos os homenageados na cerimônia de premiação, marcada para 13 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Ribeiro explica que foram tantas indicações que a organização optou por elevar o número de finalistas ao Top 50 Profissionais Brasil. “E que venha um segundo turno ainda mais vigoroso e participativo”, ressaltou. Além do reconhecimento aos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa, a organização prepara três homenagens especiais: Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama, Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes e Personalidade do Ano – Troféu Glória Maria.

Priscilla Peixoto e Ívina Garcia, jornalistas da Revista Cenarium Amazônia (Eduardo Figueiredo/Revista Cenarium)

Para Ívina Garcia, a premiação representa um importante passo para o reconhecimento do trabalho jornalístico de profissionais da Amazônia. “É importante ter prêmios como esse para reconhecer o trabalho de jornalistas pretos nas redações. Ainda somos poucos, mas fazemos um trabalho de excelência, principalmente aqueles da Amazônia”, declarou.

“É uma iniciativa muito importante para incentivar, inclusive, futuros profissionais também negros na profissão, traz mais incentivo para as pessoas ocuparem esses espaços e também de representatividade. Principalmente para a gente aqui do norte, tão esquecido e não respeitado”, destaca a jornalista Priscilla Peixoto.

Biografia

Ívina Garcia

Ívina Garcia tem 26 anos, é manauara, bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Fametro, é repórter da Revista Cenarium e já atuou na produção de TV e como social media. Em 2022, venceu em 1º lugar o “Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental” na categoria de Webjornalismo. Participou da Jornada Galápagos de Jornalismo 2023 e atua na editoria de economia em jornal impresso, recentemente, destacou-se nas coberturas dos movimentos antidemocráticos na cidade de Manaus. É mãe da Ágata Garcia, de 6 anos.

Priscila Peixoto

Priscilla Daniela Peixoto tem 35 anos. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 2012. Trabalha no ramo jornalístico há 11 anos e atua, também, no audiovisual, onde já desenvolveu produtos nas áreas de cinematografia e publicidade. Desenvolveu, também, trabalhos para agências de publicidade e para Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas. Na CENARIUM, fez parte da equipe de jornalismo da REVISTA CENARIUM, como repórter, editora e apresentadora dos programas “CENARIUM DIVERSIDADE” e “CENARIUM ENTREVISTA”. É mãe da Thaylla Peixoto, de 10 anos.