PT-AM confirma filiação de Carlos Almeida após negativa de negociação com Gleisi Hoffman

Valdemir Santana, presidente do diretório municipal do PT, Carlos Almeida Filho, ex-deputado estadual e Gleisi Hoffmann, presidenta do PT (Montagem: Thiago Alencar)

26 de junho de 2023

20:06

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Valdemir Santana, confirmou à REVISTA CENARIUM na noite desta segunda-feira, 26, a filiação partidária do ex-vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, após negativa de negociação com a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante visita de Almeida a Brasília (DF) na semana passada.

Na tarde desta segunda, a informação de Hoffmann foi publicada em nota oficial do PT, após a Folha de S.Paulo publicar que Almeida se filiou à legenda. Na nota, Gleisi Hoffmann disse, ainda, que as filiações partidárias são tratadas pelos diretórios municipal e estadual de cada região.

Procurada, a secretária nacional do PT, no Amazonas, Anne Moura, confirmou que Carlos Almeida pediu filiação ao Partido dos Trabalhadores e a solicitação está em processamento na legenda. O pedido foi feito no dia 21 de junho e, pelo regimento interno, o prazo para análise é de até sete dias.

“O pedido foi solicitado e todas as pessoas, se quiserem, podem pedir filiação, porém, ainda passará por aprovação interna na direção correspondente. Neste caso, a presidenta nacional não filiou ninguém e nem participou de nenhuma negociação, apenas usaram a foto. Esse procedimento é estadual, como em toda e qualquer filiação”, detalhou Anne.

logicpro-cenarium
Consultas

Em consulta pública ao site nacional do PT, o pedido de filiação partidária com o nome de Carlos Almeida Filho não foi divulgado. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também não foi possível encontrar dados que confirmem a ligação recente de Almeida.

Certidão emitida no Site do PT (Reprodução)

Uma certidão emitida pela CENARIUM no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) mostra apenas as movimentações de Almeida no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e no Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), nos quais teve passagem até 2020. Após as saída das siglas, Carlos Almeida se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Certidão emitida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Reprodução)
Veja a nota do PT:

Desenvolvido por EmbedPress