Representantes da esquerda tradicional no AM rejeitam Eduardo Braga no 2° turno das eleições

O deputado federal Marcelo Ramos (à esquerda), governador Wilson Lima (no centro) e deputado estadual Serafim Corrêa (à direita) (Thiago Alencar/AGÊNCA AMAZÔNIA)

06 de outubro de 2022

19:10

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – Representantes da esquerda tradicional no Amazonas manifestaram apoio ao governador do Estado, Wilson Lima (União), que tenta a reeleição, e rejeitaram o candidato Eduardo Braga (MDB). Braga, que é senador, é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato da esquerda à Presidência da República. Lima e Braga disputam o 2° turno das eleições no Estado.

Um desses nomes é o do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), que postou no Twitter uma declaração confirmando que seu candidato, no Amazonas, é Lima. “Nota aos amazonenses. O PSB-AM sempre teve lado. Neste segundo turno, nosso total apoio à reeleição do governador Wilson (44) e o redobrado empenho na eleição do presidente Lula (13) e do nosso vice, Geraldo Alckmin”, disse ele.

Corrêa é presidente do PSB no Amazonas. O partido integrava a coligação formada pelo PSB-Solidariedade, que teve Ricardo Nicolau como candidato ao governo no 1° turno. Mas, após a derrota de seu candidato, nas urnas, cada um escolheu seu próprio candidato no 2° turno.

Veja a publicação:

Nota de Serafim Corrêa aos amazonenses quanto ao seu posicionamento no 2° turno das eleições (Reprodução/Twitter)

Além de Corrêa, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD), que já integrou a sigla de esquerda PCdoB, também tem o governador do Amazonas como seu candidato. Atualmente, Ramos é do mesmo partido do senador Omar Aziz, palanque do ex-presidente Lula no Estado.

Em reunião com 22 deputados federais e estaduais do Estado, na terça-feira, 4, para ajustar a campanha eleitoral no 2° turno, Ramos esteve presente. Ele aparece em uma fotografia, pousando com o chefe do Executivo estadual.

Encontro reuniu deputados estaduais e federais (Diego Peres/Divulgação)

Na mesma reunião, estavam dois representantes do partido de centro-esquerda PV: Álvaro Campelo e Carlinhos Bessa. O PV integra a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT e PCdoB, mas, no Amazonas, o apoio ao candidato Eduardo Braga foi rejeitado.

Segundo turno

A confraternização contou, ainda, com a presença de deputados federais e estaduais de partidos de centro, centro-direita e direita. Saullo Viana e Fausto Junior, do União Brasil, e o deputado federal reeleito, Capitão Alberto Neto (PL), marcaram presença. Os candidatos à Câmara Federal que tiveram bom desempenho nas eleições também participaram do encontro: Cel. Bonates (União), Delegado Pablo (União) e Diego Afonso (União).

A confraternização contou, ainda, com a presença dos presidentes dos partidos União Brasil (União) no Amazonas, Pauderney Avelino; Partido Liberal (PL), Alfredo Nascimento; e do Partido Social Cristão (PSC), Miltinho Castro. Entre os deputados estaduais eleitos e reeleitos do União Brasil estavam Roberto Cidade, Joana Darc, George Lins, Jorge Thiago Abrahim, Adjuto Afonso e Mário César.

Wilson Lima reuniu apoiadores para definir estratégias para o 2° turno (Diego Peres/Divulgação)

Três deputados eleitos pelo Avante compareceram: Abdala Fraxe, Daniel Almeida e Wanderley Monteiro. Os deputados reeleitos Alessandra Campelo e Dr. Gomes e o deputado eleito Dan Câmara também estiveram no local, ambos do PSC.

Pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que declarou apoio a Wilson Lima no 1° turno, compareceram os deputados reeleitos Cabo Maciel e Delegado Péricles, além da deputada eleita Débora Menezes. Do Republicanos, João Luiz e Mayara Pinheiro, e pelo Patriota, Felipe Souza, estiveram presentes.

Os deputados da atual legislatura Therezinha Ruiz (PL), Tony Medeiros (PL) e Belarmino Lins também compareceram, assim como os candidatos Papi (PSC), Dr Mike (PSC) e o vereador Capitão Carpê (Republicanos).