Representatividade: veja cinco produções audiovisuais que dão destaque a pessoas negras

Rosto de pessoas negras (Reprodução/Freepik)

17 de novembro de 2023

21:11

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O entretenimento, como as produções audiovisuais, pode ajudar a sociedade a entender a necessidade da representatividade negra em todo o mundo, além de questões como racismo estrutural e desigualdade social. Com a proximidade do Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira, 20, a AGÊNCIA CENARIUM AMAZÔNIA listou cinco filmes que possuem pessoas negras como protagonistas.

De acordo com a professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA) Ana Claudia Melo, o cinema, bem como a televisão, possuem contribuição essencial na sociedade para exaltar a diversidade.

“Não podemos deixar de reconhecer que será por meio do cinema e da televisão que a humanidade verá ou terá também importantes contribuições, seja para denunciar o racismo, seja para a exaltação da diversidade, especialmente, a partir do fim do século 20 e do início deste século 21”, afirma a professora.

As produções cinematográficas, listadas a seguir, estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix e são dos gêneros drama, ação, época, além de baseados em histórias reais.

Aníkúlápó
Elenco do filme Aníkúlápó (Reprodução/Netflix)

Sinopse: Durante uma viagem pelo Reino de Oió, um jovem tecelão vive um romance proibido com a rainha e acaba encontrando uma poderosa entidade sobrenatural.

Direção: Kunle Afolayan

Classificação etária: 16 anos

Duração: 2h22

Amina
Elenco do filme Amina (Reprodução/Netflix)

Sinopse: No século 16, em Zazzau, atual Zaria, na Nigéria, Amina usa suas habilidades e táticas militares para defender o reino da família. Baseado em uma história real.

Direção: Izu Okikwu

Classificação: 16 anos

Duração: 1h45

Herói da Liberdade
Shields Green é o Herói da Liberdade (Reprodução/Netflix)

Sinopse: O indicado ao Oscar James Cromwell vive o abolicionista John Brown, que dá início à revolta dos escravizados nesta versão emocionante da história da vida de Shields Green.

Direção: Mark Amin

Classificação: 14 anos

Duração: 1h39

Árvores da Paz
Mulheres protagonistas do filme Árvores da Paz (Reprodução/Netflix)

Sinopse: Quatro mulheres totalmente diferentes ficam presas em um esconderijo durante o genocídio de Ruanda e acabam formando uma grande amizade. Inspirado em uma história real.

Direção: Allana Brown

Classificação: 16 anos

Duração: 1h38

O Menino que Descobriu o Vento
Cena do filme O Menino que Descobriu o Vento (Reprodução/Netflix)

Sinopse: Inspirado por um livro de ciências, um garoto constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome. Baseado em história real.

Direção: Chiwetel Ejiofor

Classificação Etária: 12 anos

Duração: 1h53

Leia mais: Veja dez produções audiovisuais com protagonismo negro para o público infantil
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga