Responsáveis de alunos denunciam estrutura precária em escola ribeirinha do AM

Portal de entrada do município de Careiro da Várzea (Reprodução/Paulo Andrade)

22 de setembro de 2023

01:09

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) –

Pais e responsáveis de alunos da Escola Municipal Vicente Brito, no Distrito de Miriti, município de Careiro da Várzea (distante cerca de 23 quilômetros de Manaus) realizaram nesta quinta-feira, 21, protesto para denunciar a estrutura precária da instituição. Em vídeos enviados à REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, um grupo pede melhorias no transporte escolar e nas salas de aula.

Para os membros da comunidade escolar, um dos principais problemas é o sucateamento do ônibus que realiza o transporte de alunos. Na última semana, o serviço foi interrompido e retornou somente nessa quarta-feira, 20, após repasse do combustível, conforme relatou a mãe de uma estudante à reportagem, que também afirmou que os motoristas estão com salário atrasado. O deslocamento dos discentes é feito por via terrestre e fluvial.

“Nós estamos passando dificuldades com o nosso transporte. Eu quero pedir desculpa dos professores, do diretor, de todos os funcionários, do senhor ‘Lourinho’ [motorista de transporte escolar], ele não tem culpa desse ônibus estar assim. Ou ele dirige, ou ele amarra a porta. As crianças entrando e ele passando o cabo na porta. Isso é muito perigoso, uma criança pode tropeçar e cair”, disse uma moradora da área que participou da manifestação.

Moradora do Careiro da Várzea em ato de protesto contra precarização de escolas municipais. (Reprodução)

Manifestantes afirmam que dois ônibus atuam no transporte dos alunos e apenas o veículo que pertence à Prefeitura de Careiro da Várzea está deteriorado. Entre os problemas estão janelas, escadas e portas quebradas, além de buracos na estrutura.

“Essa questão do ônibus, eu já estive fiscalizando no início deste ano, pedi providências da prefeitura, mas nada foi feito. Então, chegou num ponto que o veículo não funcionou mais por estar numa situação precária. Não tem manutenção, não tem assistência”, disse o vereador do município Eduardo Barbosa.

Moradora de comunidade mostra estrutura precária de ônibus escolar no Careiro da Várzea. (Reprodução)
Falta de merenda escolar

Pais e responsáveis também afirmam que a falta de merenda escolar é uma questão vivida pelos alunos da instituição educacional e, por esse motivo, os estudantes ficam na escola somente meio período do turno quando a alimentação está em falta.

A CENARIUM entrou em contato com a secretária de Educação de Careiro da Várzea, Kátia Luzia Cordeiro, nesta quinta-feira, 21, em busca de um posicionamento sobre as reivindicações dos responsáveis de alunos. Em resposta, a titular da pasta encaminhou o link de uma publicação do perfil da prefeitura no Facebook.

Despensa de alimentos de escola municipal. (Reprodução)

A postagem diz: “A prefeitura de Careiro da Várzea, através de Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de hoje (20/09) a entrega de merenda escolar nas escolas Francisco Leite (Curari), Maria de Lourdes (Curarizinho) e Aldeney Barroso (Curuçá)”.

Leia mais: BR-319: ônibus cai de balsa em travessia no Rio Curuçá
Editado por Jefferson Ramos