REVISTA CENARIUM abre canal de comunicação direta com seus leitores

A REVISTA CENARIUM produz jornalismo em sintonia com o mundo que nos cerca e quer a opinião de leitores e leitoras sobre as matérias (Priscilla Peixoto/CENARIUM)

23 de dezembro de 2022

21:12

Mencius Melo – Da Agência Amazônia

MANAUS – A redação da REVISTA CENARIUM a um passo do leitor. Essa é a proposta da linha editorial da agência amazônica que mais cresce no web jornalismo brasileiro. A partir desta sexta-feira, 23, os leitores poderão opinar, diretamente, no site da revista sobre as matérias publicadas. A ideia é aproximar e dialogar com aqueles que são a razão maior da existência da CENARIUM: o público!

Para interagir, o leitor terá um espaço ao final de cada publicação do site, onde ele poderá deixar um comentário crítico com até 150 caracteres e marcar o que achou do conteúdo dividido em três opções; ótimo, bom ou regular. De acordo com a jornalista Alita Falcão, coordenadora de redação da CENARIUM, a proposta vem para fortalecer ainda mais o jornalismo exercido pelo veículo.

Estamos em uma nova era no mundo da comunicação. A internet quebrou paradigmas e trouxe uma nova realidade para o jornalismo. É impossível ignorar o poder das redes, o poder do mundo virtual que, cada vez mais, é ‘real’ em nossas vidas e profissões. Dialogar com nossos leitores não é opção, é obrigação!“, avaliou.

O espaço no site da REVISTA CENARIUM para o comentário crítico do leitor permite até 150 caracteres de texto (Thiago Alencar/CENARIUM)

Para a leitora Lucyanne Reis, que se informa sobre pautas relacionadas ao meio ambiente por meio das matérias publicadas pela CENARIUM, poder opinar sobre o material é sempre bom. “Procuro matérias de meio ambiente que são sempre atuais e bem informativas. Às vezes, tenho dúvidas e quero perguntar sobre o conteúdo para o jornalista que fez a matéria sobre determinado tema e, agora, poderei fazer isso diretamente no site da revista“, comentou.

Para a estudante Lucyanne Reis, o canal de comunicação da CENARIUM é uma boa oportunidade para tirar dúvidas (Reprodução/Arquivo Pessoal)

‘Corajoso e eficiente’

Para a jornalista e cientista política Liege Albuquerque, a iniciativa é “corajosa e eficiente”. “É uma iniciativa corajosa porque é extremamente importante para o jornalismo, pois se torna uma força para quem está escrevendo matérias. Não é por questão de ego, mas, porque você pode sentir que está contribuindo com um tijolinho para a sociedade. É bom saber que alguém pode elogiar seu trabalho, publicamente, e acompanhar ou reverberar denúncias que o jornalista está fazendo”, observou.

Para a cientista política e jornalista Liege Albuquerque, a iniciativa é importante, mas é preciso estar vigilante para evitar manifestações de ódio (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Ainda segundo Liege, apesar de importante, é preciso ter cuidado. “É importante que a direção do veículo faça um acompanhamento cirúrgico para evitar manifestações de antissemitismo, racismo e outros ‘ismos’ de preconceito. É preciso ter cuidado para que ‘haters’ não venham atacar não a matéria em si, mas os personagens da matéria. É preciso ficar de olho no que é publicado e, nesse caso, o papel do editor é muito importante para acompanhar as manifestações de leitores que, por ventura, venham a prejudicar o trabalho jornalístico“, acrescentou.

A REVISTA CENARIUM tem a Amazônia como foco de seu jornalismo humano, ambiental, político, econômico, social e cultural (Priscilla Peixoto/CENARIUM)

A CEO da REVISTA CENARIUM, jornalista Paula Litaiff, comentou o novo recurso do veículo e classifica a iniciativa como mais um canal de proximidade e respeito para com o público da rede Cenarium. “Buscar aproximação, cada vez maior, com nossos leitores e ampliar nossas fronteiras de contato é uma necessidade constante da CENARIUM. Abrir essa linha de comunicação é demonstrar respeito democrático a quem busca jornalismo de qualidade e, nada é mais fundamental, para a equipe DA REVISTA CENARIUM do que a satisfação dos nossos públicos, clientes e colaboradores”, finalizou.