Sem Amom, pesquisa eleitoral para Prefeitura de Manaus mostra Cidade em segundo lugar

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) (Edição: Mateus Moura/Revista Cenarium Amazônia)

31 de dezembro de 2023

15:12

Adrisa De Góes – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – Com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) fora do cenário de pré-candidatos à Prefeitura de Manaus nas eleições municipais de 2024, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil-AM) passou a ocupar a segunda posição na preferência do eleitorado manauara. É o que mostrou a quinta pesquisa divulgada pela Perspectiva Mercado e Opinião, neste domingo, 31.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aparece como escolha de 13,8% dos entrevistados na pesquisa estimulada, tipo de sondagem de opinião no qual os nomes dos postulantes são apresentados. O atual prefeito da capital amazonense, David Almeida (Avante), segue como favorito dos eleitores, com 36,3% das intenções de votos.

Desde que Amom Mandel, que ocupava o segundo lugar nas pesquisas, anunciou que não vai se candidatar ao Executivo municipal, na última sexta-feira, 29, Cidade subiu 5% em relação aos números da pesquisa anterior, divulgada no mesmo dia. Naquele momento, o presidente da Aleam marcava 8,8% das intenções de votos.

Arte: Mateus Moura/Revista Cenarium Amazônia

A saída de Mandel do quadro de possíveis candidatos à Prefeitura de Manaus também refletiu nos números de David Almeida, líder nas pesquisas. Após o anúncio do parlamentar, o atual prefeito subiu de 30,3% para 36,3% no ranking, uma diferença de 6% entre as duas últimas pesquisas feitas pela Perspectiva.

Outros nomes

Quem passou a ocupar a terceira posição no ranking de pré-candidatos ao Executivo do município foi o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM). Na quarta pesquisa, o parlamentar estava com 7,9% e ocupava o quarto lugar e, na sondagem divulgada neste domingo, ele apareceu com 13,0% das intenções de votos, tecnicamente empatado com Cidade com uma diferença de 0,8 pontos percentuais.

Números da quinta pesquisa estimulada da Perspectiva Mercado e Opinião (Reprodução/Perspectiva)

Também pontuaram na pesquisa: Maria do Carmo Seffair (Novo) – 2,8%; Anne Moura (PT) – 2,1%; Israel Tuyuka (PDT) – 1,2%. Intenções de votos em branco ou nulos somaram 9,4% e aqueles que ainda não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder às perguntas foram 21,4%.

Reviravolta

Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos, o deputado federal Amom Mandel informou, na sexta-feira, 29, que não vai disputar à Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Oposição política ao prefeito David Almeida, ele não se pronunciou sobre o apoio a algum candidato.

Na última pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Manaus, divulgada pela Perspectiva, Amom apareceu com 23,7% das intenções de votos, na versão estimulada, o equivalente ao apoio de 284.450 eleitores que votariam nele, caso ele confirmasse sua candidatura.

O deputado federal Amom Mandel (Divulgação/Assessoria)
Apoio

O prefeito David Almeida e o deputado estadual Roberto Cidade são cotados para receber o apoio do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), para as eleições do ano que vem. Por enquanto, o chefe do Executivo estadual evita declarar a preferência e disse que vai se manifestar “no momento certo“.

Em entrevista à rádio BandNews Difusora, no último dia 21 de dezembro, Wilson Lima ressaltou a parceria entre os Poderes. “Eu não sou candidato, eu não disputo a eleição, e isso a gente vai discutir no momento certo. Tenho uma parceria com a Prefeitura de Manaus e essa parceria está mantida (…) Tenho uma boa relação com o David”, ressaltou Wilson Lima.

Veja a íntegra da pesquisa eleitoral:
Leia mais: Plínio Valério diz que Amom Mandel precisa desistir ‘oficialmente’ de candidatura à Prefeitura de Manaus

Editado por Marcela Leiros

Revisado por Gustavo Gilona