Semana dos Povos Indígenas traz mostra de cinema para a periferia do Pará

A programação começa nesta quarta-feira, 19, data em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas ( Rodrigo Pinheiro / Agência Pará)

19 de abril de 2023

13:04

Michel Jorge – Da Agência Amazônia

BELÉM (PA) – Como parte das celebrações pela Semana dos Povos Indígenas, a Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, em Belém, recebe a mostra de filmes do 1º Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia. A programação, que é uma realização da Ava Amazônia em parceria com a Secretaria de Cidadania (Seac), começa nesta quarta-feira, 19, data em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas e segue até o dia 23 de abril em todas as UsiPaz de Belém e Região Metropolitanas. 

O 1º Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia, que tem como objetivo fomentar a produção e formação indígena no cinema, por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento entre os povos indígenas e o mundo, ocorreu em outubro do ano passado em um circuito presencial e online por meio da plataforma oficial, onde foram exibidos mais de 100 filmes de produção indígena nacional e internacional em mais de 150 países, durante o período de mostra e votação dos melhores filmes. 

Usina da Paz, em Belém, recebe a mostra de filmes do 1º Festival Internacional de Cinema Indígena (Pedro Guerreiro/Agência Pará)

Leia também: Primeiro festival de cinema e cultura visa unir referências dos 305 povos indígenas do Brasil

Homenagem

Os vencedores da primeira edição do festival serão celebrados na mostra dedicada à semana dos Povos Indígenas Ava Amazônia, que pretende homenagear os cineastas que se destacaram nacional e internacionalmente no Festival por meio da exibição especial dos filmes vencedores em um circuito cinematográfico inédito nas Usinas da Paz e centros de cultura parceiros.

O lançamento da mostra dos filmes vencedores ocorrerá dia 19 de abril, na UsiPaz da Cabanagem (9h-12h) e Jurunas (18h-21h), e contará com a presença de alguns cineastas vencedores como: Edivan Guajajara e Alessandro Campos, juntamente com mostra dos troféus ecosustentáveis produzidos por artistas amazônidas e feira de artesanato indígena com o Povo Warao da Venezuela. 

Celebrar a cultura e a diversidade

A Semana dos Povos Indígenas tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros; combater preconceitos contra os indígenas; e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários. É também uma oportunidade de se pensar nos avanços que devem acontecer para que os direitos aos povos indígenas sejam integralmente garantidos, mantendo viva as histórias e as culturas dos quase 900 mil indígenas que existem no Brasil. Essa manutenção é fundamental, sobretudo por conta de todo o histórico de desrespeito em relação aos indígenas no Brasil.

Para Jazz Mota, organizadora da mostra, a expectativa do evento é de trazer o olhar, a história, a voz e a cultura Amazônicas reunidas em um panorama nacional e internacional com o que de melhor o cinema indígena tem para oferecer. 

“O compartilhar dessas diversas “Amazônias” nas telas das periferias urbanas, é fundamental para o fortalecimento da nossa identidade e do nosso pertencimento, para que desde pequenos a gente aprenda que a nossa realidade merece sim ser compartilhada e sobretudo que os nossos direitos sejam respeitados, assim como as nossas novas ideias e novos espaços de diálogo e conexão com a nossa ancestralidade”, disse Mota.

Políticas Públicas

Recentemente, afim de ampliar e consolidar as ações do Poder Executivo frente às políticas públicas destinadas aos povos originários, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, sancionou, no último dia 3 de abril, a criação da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), que tem como sua primeira titular, Puyr Tembé, 44 anos, ex-presidente da Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará e membro da executiva da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira. O ato solene foi realizado no Theatro da Paz, na quarta-feira, 12, em Belém.

A posse contou com a presença da governadora do Pará em exercício, Hana Ghassan; da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, e de titulares de secretarias dos Povos Indígenas de outros Estados brasileiros. 

“Temos a primeira secretária de uma pasta que tem a missão muito importante de articular e ampliar as políticas públicas para os povos indígenas do Pará. Há muito o que comemorar pelo dia de hoje, em que tenho a honra e alegria de empossar, em nome do governador Helder Barbalho, a servidora Puyr Tembé para uma pasta cuja missão é dar voz ao povo indígena, ampliar os efeitos da luta pelos direitos de reprodução cultural, social e ancestral”, afirmou Hana Ghassan, durante a solenidade.

O anúncio de Puyr como titular da Secretaria dos Povos Originários do Pará foi feito pelo governador, no dia 31 de janeiro. A instalação da pasta já era um pedido da Fepipa e foi anunciada em meio às notícias envolvendo o povo Yanomami, ameaçado pelo garimpo ilegal em Roraima, que mobilizaram ações do governo federal.

Veja a programação completa:

DIA 20/04: 

Terra Firme, das 9h às 12h

Guamá, de 14h às 17h

DIA 22/04: 

UsiPaz Antônia Corrêa (Nova Uniāo/Marituba), de 9h às 12h

UsiPaz Professor Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará), de 14h às 17h  

DIA 23/04

UsiPaz Padre Bruno Sechi, Benguí, de 9h às 12h.