Suspeito de incendiar loteria tem prisão preventiva decretada no AM; vítimas continuam internadas

O termo da audiência cita também a tentativa do homem de incendiar uma loteria em 2020 (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

18 de agosto de 2022

21:08

Karol Rocha – Da Agência Amazônia

MANAUS – A Justiça do Amazonas deferiu o pedido de prisão preventiva em nome de Luís Domingos Siso, de 60 anos. Domingos é o principal suspeito de ter incendiado uma loteria no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, na terça-feira, 16. A determinação (Processo N° 0737370-15.2022.8.04.0001) foi dada na noite de quarta-feira, 17, pelo juiz de Direito de Custódia, Luís Alberto Albuquerque.

O termo da audiência cita também a tentativa do homem de incendiar uma loteria em 2020. “A propósito, o custodiado já responde a um outro processo criminal junto à 4ª Vara Criminal da capital, justamente, por crime de incêndio (Processo N° 0729860-19.2020), o que denota a sua reiteração delitiva específica”. O parágrafo justifica o pedido de prisão preventiva.

“Sendo assim, diante do aspecto fático e dos fundamentos jurídicos, anteriormente expostos, converto, em obediência ao art. 310, II, do CPP, a presente prisão em flagrante em prisão preventiva do nacional Luís Domingos Siso, já qualificado, em garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal”.

Estado grave

De acordo com o titular do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Marcelo Martins, o homem segue em estado grave, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na Zona Leste de Manaus. As quatro vítimas do incêndio continuam internadas também em estado grave no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Zona Centro-Sul.

As vítimas foram identificadas como Stéfani do Nascimento Lima, 23; Henisson Diego da Silva, 33; Adriele Mota de Assis, 35 e Carlos Henrique da Silva Pontes, 50.

Leia também: Vítimas de incêndio, funcionários de casa lotérica estão internados em estado grave no Amazonas

Relembre o caso

Na última terça-feira, 16, Luiz Domingos Siso, 60, ateou fogo em uma casa lotérica, após desentendimento por não conseguir realizar um procedimento de saque no local. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem foi agredido por testemunhas e resgatado em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Testemunhas que estavam próximas ao local relataram que Luiz Domingos chegou tranquilo ao estabelecimento carregando um galão azul. “Ele estava muito tranquilo, pediu um carro e foi ao posto encher o galão, depois foi deixado aqui na frente. Jamais iríamos imaginar que alguém estava planejando jogar quase 60 litros de combustível para incendiar qualquer coisa aqui”, disse uma testemunha que presenciou a chegada de Luiz Domingos à casa lotérica e não quis se identificar.

Leia também: No AM, homem incendeia loteria no Mercado Municipal Adolpho Lisboa; cinco pessoas ficaram feridas