Times do Amazonas repudiam violência após grávida ficar ferida em ataque a ônibus

Camisa manchada com sangue após ataque a ônibus. (Reprodução/Redes sociais)

04 de março de 2024

14:03

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – Os times RPE Parintins Futebol Clube e o São Raimundo Esporte Clube repudiaram a violência no esporte após uma mulher grávida e outras duas pessoas, de identidades ainda não confirmadas, ficarem feridas nesse domingo, 4, quando um ônibus no qual elas estavam foi atingido por garrafas e pedras em Manaus. As vítimas — torcedoras do Parintins — foram atendidas em unidades de saúde da capital amazonense. Há a suspeita de que o ataque foi realizado por torcedores do time São Raimundo.

O ataque ocorreu após partida entre o Parintins e o São Raimundo, enquanto o veículo fazia o trajeto de volta ao município de Rio Preto da Eva, a 57 quilômetros da capital amazonense, onde o time fica sediado. O Parintins venceu o São Raimundo por 2 a 0 neste domingo, na primeira rodada do returno do Amazonense.

Leia também: Livro da escritora Liliane Mesquita, ‘Poesia no Futebol’, goleia preconceito, racismo e ódio

Um vídeo compartilhado na internet por torcedores presentes no local mostra o vidro da janela do veículo estilhaçado após o ataque. No chão do ônibus há muito sangue, e a torcedora grávida aparece sentada no chão com um pano no rosto. Segundo informações, ela foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na capital amazonense, onde recebeu pontos. Um boletim de ocorrência foi registrado.

Queremos que tomem providências e esses caras sejam presos, e esse time saia do jogo“, cobra um torcedor em um dos vídeos.

Veja os vídeos:

Em nota publicada no Instagram, o RPE Parintins repudiou os atos de violência que disse terem sido “praticados por torcedores do São Raimundo”. O time destacou que é necessário o ambiente esportivo exige civilidade.

A rivalidade esportiva jamais pode justificar atitudes tão lamentáveis. Exigimos respeito mútuo e civilidade no ambiente esportivo. Medidas devem ser tomadas para garantir a segurança de todos. É importante ressaltar que no jogo do primeiro turno, a torcida do São Raimundo foi recebida com cortesia e respeito em Rio Preto da Eva“, destacou.

Nota do RPE Parintins indica que a violência foi responsabilidade de torcedores do São Raimundo. (Reprodução/Instagram)
Leia também: Futebol feminino já foi atração de circo no Brasil

O São Raimundo também repudiou a violência, sem citar diretamente os torcedores. “O São Raimundo Esporte Clube, time centenário de Manaus, repudia a violência nos estádios. Recentemente, temos visto no Brasil uma escalada da briga entre torcidas e é algo que preocupa a todos os amantes do futebol. Sempre prezaremos pelo respeito, pela festa nos estádios e sobretudo o divertimento que o esporte pode provocar“, disse.

Publicação do São Raimundo repudia violência nos estádios. (Reprodução/Instagram)
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona