TRE-AM substitui sete urnas eletrônicas no Estado; órgão recebeu nove representações por propaganda irregular na internet

Das sete urnas substituídas, duas foram em Manaus, duas em Boca do Acre, duas em Manicoré, e uma em Barcelos (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

02 de outubro de 2022

12:10

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) apresentou na manhã deste domingo, 2, os primeiros números gerais do primeiro turno da eleição no Estado. Já são, pelo menos, nove representações de propaganda irregular na internet e sete urnas substituídas em todo o Amazonas.

De acordo com a diretora-geral do TRE-AM, Melissa Lavareda, das sete urnas substituídas, duas foram em Manaus, duas em Boca do Acre, duas em Manicoré, e uma em Barcelos. “Algumas urnas realmente apresentaram problemas, mas já foram substituídas sem nenhum problema que comprometa a regularidade da eleição. Está tudo dentro da normalidade”, disse a diretora-geral.

Os municípios de Ipixuna e Barcelos apresentaram problema na energia elétrica, mas o problema foi regularizado pela concessionária.

Apresentação dos primeiros números do primeiro turno das eleições no Amazonas, neste domingo, 2. (Marcela Leiros/ Agência Amazônia)

Propaganda irregular

Quanto à propaganda irregular, se trata de representações de candidatos contra candidatos por material veiculado irregularmente, principalmente, nas redes sociais. “Um falando mal do outro, apresentando a urna na sua rede social, o que não pode, mesmo que seja só um desenho da urna, denunciando carreata, passeata irregular”, disse Almir Lopes da Silva, secretário Judiciário.

Teste de integridade

O tribunal também realiza, neste ano, na sede do órgão, o teste de integridade com 18 urnas e a presença de 180 mesários. “O objetivo é mostrar que o resultado da votação seja na urna eletrônica, seja na urna manual, chega ao mesmo resultado”, explicou Melissa Labareda.

O processo consiste em um tipo de batimento, cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento. A votação é pública, aberta e auditada, que ocorre em uma urna já pronta para a eleição. Os votos em papel são digitados na urna, contados e o resultado comparado à totalização da urna, e o processo é filmado.

Além do teste no local, o TRE-AM implementou o teste piloto com biometria, que acontece na Faculdade Martha Falcão, zona Centro-Sul de Manaus. Os eleitores, após a votação em duas sessões eleitorais na unidade, serão convidados a participar, voluntariamente. Eles deverão colocar o dedo no leitor biométrico do aparelho. Em seguida, o equipamento será liberado para que auditores efetivamente façam a votação.