Único candidato indígena ao cargo de governador do AM, Israel Tuyuka defende ribeirinhos e minorias em plano eleitoral

No plano de governo, ele diz que a candidatura se pauta na representatividade de todas as lutas que defendem as causas dos minorizados e da classe trabalhadora (Divulgação)

26 de setembro de 2022

21:09

Karol Rocha – Da Agência Amazônia

MANAUS – Defender as causas das mulheres, jovens, comunidades indígenas, quilombolas, grupos LGBTQIAP+ e populações ribeirinhas está no plano eleitoral do único candidato indígena ao Governo do Amazonas, Dr. Israel Tuyuka (PSOL). Em um plano com 10 páginas, ele afirma que a candidatura se pauta na representatividade de todas as lutas que defendem as causas dos minorizados e da classe trabalhadora.

Nascido no município de São Gabriel da Cachoeira, Israel é integrante da etnia Tuyuka, e tem a pretensão de garantir a chegada de atendimento médico às comunidades, bem como sonha em criar Centros Universitários Indígenas.

Registro do primeiro plantão médico de Israel Tuyuka (Divulgação)

Proposta na área da saúde

Na saúde, o médico planeja construir hospitais com Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs) em cidades polo para atender as calhas dos rios do Amazonas, populações ribeirinhas e indígenas com celeridade e qualidade. A garantia da utilização de conhecimentos e procedimentos fitoterápicos de cura, conforme as tradições de comunidades indígenas e ribeirinhas, também será estimulada pelo candidato.

Médico da etnia Tuyuka trabalhou no enfrentamento da Covid-19 no Amazonas (Reprodução/Fapesp)

Erradicação do analfabetismo

Na educação, Dr. Israel Tuyuka tem, em seu plano de governo, o combate e a erradicação do analfabetismo em todas as comunidades urbanas e rurais, bem como fortalecer e ampliar o Programa de Bolsas de Permanência Estudantil no atendimento a estudantes indígenas, quilombolas e de populações tradicionais da capital e do interior.

Geração de emprego e renda

No âmbito da geração de emprego e renda, ele aponta para o desenvolvimento das potencialidades regionais das produções, como rurais, agroecológicas, extrativistas e artesanais das comunidades e cooperativas dos interiores do Estado do Amazonas. Em relação ao meio ambiente, uma das ações do médico é monitorar o reflorestamento de áreas degradadas, além de incentivar a construção de novos portos nas cidades do interior. A nível superior, ele pretende inaugurar Centros Universitários Indígenas.

Assistência Social, Direitos Humanos, Defesa Civil e Cidadania

Em relação à assistência social, a erradicação do sub-registro civil – o conjunto de nascimentos não registrados no próprio ano do nascimento – de populações e comunidades indígenas rurais, ribeirinhas e quilombolas é um dos objetivos do candidato. Os auxílios governamentais também vão ser revisados e readequados, por ele, conforme o valor da renda básica condizentes com as necessidades das famílias amazonenses.

Segurança

Já na segurança pública, candidato tem a vontade de reformular as políticas de segurança pública e defesa social em consonância com os princípios da cidadania e da polícia comunitária. Esta é a segunda vez que o médico disputa um pleito. Em 2004, ele concorreu a vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Nestas eleições, o médico concorre pela federação que reúne o PSOL e a Rede Sustentabilidade e é o único candidato indígena a concorrer às eleições de outubro.