‘Vamos colocar o brasileiro no orçamento’, diz Simone Tebet ao assumir Ministério do Planejamento e Orçamento

Em discurso de posse, a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou o fortalecimento de programas sociais (Hugo Barreto/Metrópoles)

05 de janeiro de 2023

15:01

Alita Falcão – Da Agência Amazônia

MANAUS – A senadora Simone Tebet (MDB-MS) assumiu nesta quinta-feira, 5, o Ministério do Planejamento e Orçamento, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Junto com Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, Tebet compõe a equipe econômica do Governo Lula (PT).

Vamos colocar o brasileiro no orçamento”, essa foi a frase que marcou a tônica do discurso de posse da ministra, que defendeu políticas públicas mais inclusivas entre as prioridades do orçamento. “Chegou a hora de dar visibilidade aos invisíveis, sem causar desarranjo nas contas públicas. Essa será nossa árdua, mas possivel missão”, completou Tebet, que foi bastante aplaudida pelo público presente.

Simone também destacou que os projetos de desenvolvimento social estarão garantidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) e no Plano Plurianual (PPA).

A ordem que recebi do presidente Lula é para que a construção de programas sociais sólidos saia das prateleiras e do discurso vazio, que essas propostas estejam programadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual. Deixaremos um planejamento organizado para os próximos quatro, oito, 12 e 30 anos do Brasil”, afirmou a ministra.

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em cerimônia de transmissão de cargo (Hugo Barreto/Metrópoles)

Entre os desafios a serem enfrentados por Tebet, o primeiro é uma maior aproximação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que chegou a indicar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) algum governador ou ex-governador com experiência em orçamento público para assumir o planejamento.

Tenho total sinergia com a pauta social, estava pronta e preparada para assumir qualquer tarefa nessa área. Fui parar na pauta econômica, onde tenho algumas divergências. Mas o presidente Lula não quer apenas os iguais, quer os diferentes para se somar. É assim que se constrói uma nação soberana e justa para todos”, defendeu Simone, fazendo referência nominal ao ministro Fernando Haddad.

Fazenda e Planejamento são os principais eixos da equipe econômica do governo federal, elaborando e executando os recursos.

Outras pastas

A nomeação de Tebet ao Planejamento enfrentou imbróglios, antes mesmo de Lula assumir a Presidência da República. Durante o segundo turno da campanha petista nas eleições 2022, ela foi importante  e tinha preferência assumir o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que acabou ficando com o ministro Wellington Dias (PT/PI).

Simone Tebet também foi cotada para assumir o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, mas recusou o cargo que ficou sob o comando de Marina Silva (Rede/AC).