Vítimas de acidente aéreo no Acre são identificadas; veja quem são

Vítimas de acidente aéreo no Acre. (Reprodução/Redes sociais)

29 de outubro de 2023

15:10

Yana Lima – Da Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – Um avião de pequeno porte, com 12 pessoas a bordo, caiu próximo ao Aeroporto Internacional de Rio Branco, capital do Acre, na manhã deste domingo, 29. Segundo informações confirmadas pelo Governo do Acre, a aeronave explodiu após a queda, e todos morreram no local. (Veja abaixo quem são as vítimas)

Equipes dos Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local do acidente. O avião saiu de Rio Branco com destino a Envira, no Amazonas. Além do piloto e do copiloto, a aeronave levava seis homens, três mulheres e uma criança de 1 ano.

Equipes do Samu atuam no local (Foto: Divulgação)

Devido ao local da queda ser uma área de mata fechada, bombeiros tiveram que levar extintores nas mãos para combater as chamas. A aeronave pertence a uma empresa de Manaus. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi deslocada para apurar o caso.

Conforme comunicado do Governo do Acre, após o acidente, a guarnição do Corpo de Bombeiros, que fica baseada no aeroporto, foi imediatamente acionada pelo Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), além da guarnição do 3º Batalhão, do bairro Rui Lino, o mais próximo do aeroporto, para reduzir os danos do acidente e tentar resgatar vítimas com vida.

Vídeo gravado momentos após a queda (Vídeo: Reprodução)

Ainda conforme a nota do governo acreano, ambulâncias do Samu, viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Ciopaer também se deslocaram até o local para auxiliar nas ações de resgate. “O que se sabe até o momento é que as vítimas morreram carbonizadas e as causas do acidente serão investigadas pelas agências competentes“, informa o comunicado.

Equipes se deslocam para o local do acidente, que é de difícil acesso (Foto: Reprodução)

Diante da fatalidade, o Governo do Estado do Acre manifesta solidariedade às famílias dos passageiros, do piloto e do copiloto que estavam a bordo da aeronave, e comunica que manterá toda a sua estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram rapidamente após o acidente“, finaliza a nota.

Vítimas

Em nota de pesar, a Associação Amazonense de Municípios informou que seis vítimas são de Eirunepé e quatro de Envira (a 1.208 e 1.160 quilômetros de Manaus). O piloto e o copiloto eram do Pará. Estavam a bordo piloto, copiloto, e dez passageiros. Entre as vítimas está um bebê de um ano, e a mãe dele. A Prefeitura de Envira decretou luto oficial.

Clara Maria Monteiro (bebê) e Ana Paula Melo (mãe) – (Foto: Arquivo Pessoal)
Cláudio Atílio Mortari (piloto) – (Foto: Arquivo Pessoal)
Cleiton (sobrenome não confirmado), copiloto – (Foto: Arquivo Pessoal)
José Marcos Epifânio – (Foto: Arquivo Pessoal)
Jamilo Maciel – (Foto: Arquivo Pessoal)
Edineia de Lima – (Foto: Arquivo Pessoal)
Antônio Cleudo Epifânio – (Foto: Arquivo Pessoal)
Raimundo Nonato Melo (Foto: Arquivo Pessoal)


Além das vítimas acima, Alexsander Bezerra (passageiro), Antonia Elizangela (passageira) e um passageiro identificado como Francisco, mas sem sobrenome informado, também estão entre os mortos.

*Com informações da Agência Acre