Amazonas tem novos voos para regiões Sudeste e Norte do País; veja mudanças

Passageiros subindo a bordo de aeronave da Latam Airlines (John Milner/Sopa Images/LightRocket/Getty Images)

21 de agosto de 2023

20:08

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O Amazonas vai passar a operar com novos trechos de viagens e voos diretos para as regiões Sudeste e Norte do País, bem como para municípios do interior, além da ampliação das operações de cargas nacionais e internacionais. As novidades na malha aérea do Estado foram anunciadas nesta segunda-feira, 21.

O comunicado foi feito pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e representantes da Latam Linhas Aéreas, em coletiva de imprensa realizada na sede do Governo do Estado, no bairro Compensa, Zona Oeste da cidade. Os novos investimentos da companhia aérea foram viabilizados pela política de incentivos fiscais do Governo Wilson Lima para as empresas de aviação.

Com saída do Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, a nova rota sem escalas vai ter como destino o Estado do Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional do Galeão, a partir de 2 de janeiro de 2024. O novo voo vai ter duas frequências semanais, decolando da capital amazonense às terças e sábados às 23h40 (hora local), e às quartas e domingos às 0h05 (hora local) da capital fluminense.

Área interna do Aeroporto Internacional de Manaus (Janailton Falcão/Amazonastur)

Ainda na mesma região, foram ampliadas de três para quatro voos diários as viagens para São Paulo (SP), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. As vendas de passagens estão disponíveis no site da Latam e as operações têm início previsto para o próximo dia 29 de outubro deste ano.

A rota Manaus-Belém ganhou um novo voo aos sábados, com decolagem de Manaus às 13h05 (hora local) e no sentido contrário às 17h05 (hora local). Aos domingos, a companhia aérea permanece com a decolagem da capital amazonense às 11h55 (hora local) e de Belém às 15h45 (hora local).

Operações de carga

O Governo do Amazonas e a Latam também anunciaram a ampliação das rotas de carga da Latam Cargo. De acordo com a companhia, a frequência semanal passa de 13 para 16 viagens, no trecho Guarulhos-Manaus (oito voos semanais); sete voos no trecho Manaus-Guarulhos e um voo semanal para Viracopos-Manaus.

Cargas sendo embarcadas em avião da Latam (Divulgação/Latam Airlines)

Para o mercado internacional, foram anunciadas as frequências semanais da rota Miami-Manaus, voltadas à importação de cargas. Nesse trecho, vão ser duplicadas de duas para quatro frequências semanais. Os voos domésticos e internacionais são operados por aeronaves cargueiras modelo Boeing 767F.

Tributação diferenciada

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, destacou que a política de incentivo do Governo do Estado beneficia empresas aéreas com atuação no território amazonense, que são contempladas com reduções que variam de 3% a 7% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis de aviação.

“O tratamento tributário diferenciado, que o Governo Wilson Lima vem dando para operações no modal aéreo, incrementa a atividade econômica na região e, acima de tudo, incentiva o turismo. É um planejamento que vem sendo feito nos últimos dois anos, visando, assim, tornar ainda mais robusta a atividade econômica no Estado do Amazonas”, ressaltou o vice-governador.

Ao centro, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, em coletiva de imprensa de ampliação da malha aérea e novos voos (Divulgação/Secom)

Presente no anúncio, o diretor de Operações da Latam, o piloto manauara Geraldo Harley Meneses, disse que os novos investimentos da companhia aérea no Amazonas se tornaram possíveis devido aos incentivos fiscais concedidos pelo Estado, por meio da Lei N° 6.271/23, em vigor desde julho de 2023.

“Agradeço, especialmente, os esforços do governo estadual para a redução do ICMS sobre o combustível de aviação. Esse movimento foi fundamental para que a gente pudesse fazer o anúncio desse pacote de investimentos. Esse é um Estado com enorme potencial turístico e também industrial e, por isso, ele está no centro das nossas decisões”, destacou o diretor.